Compartilhe


Expo Muriaé: novo capítulo para a aquicultura mineira

EXPO MURIAÉ
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, BARBACENA
05/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com a participação do Governador Romeu Zema, durante exposição, presidente do IMA assina portaria que regulamenta a produção de peixes ornamentais no Estado

O governador de Minas, Romeu Zema, e o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, participam da abertura oficial

Com a assinatura da portaria 2325, que regulamenta a produção de peixes ornamentais em Minas Gerais, a 67ª edição da Expo Muriaé marca um novo capítulo para o setor na região. O evento, realizado nesta quinta-feira (5/9), e que contempla também a 2ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental contou com a presença do governador Romeu Zema, que destacou a importância da medida para o desenvolvimento da aquicultura ornamental em todo o estado. A feira, realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, está em sua 67ª edição 

A solenidade também contou com as presenças  do vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, e do diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes, além de produtores rurais e demais.  Mais de 400 famílias vivem dessa atividade na região de Muriaé, na Zona da Mata. 

Na oportunidade, Laguardia salientou a importância da parceria com o governo do estado para o desenvolvimento do setor. “Estamos trabalhando juntos para o crescimento dos produtores rurais e do agro de Minas”. O vice-presidente também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com o SPR de Muriaé. “Nós vemos um exemplo de entidade forte e atuante, empenhada em levar capacitações e assistência técnica e gerencial para as cadeias de piscicultura ornamental, cafeicultura, bovinocultura de leite”, comentou.

O governador Romeu Zema falou sobre a relevância do agronegócio para a economia mineira e reforçou o destaque de Muriaé e região na produção de peixes ornamentais. O político também acompanhou a assinatura da nova portaria com regulamento sanitário feito pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que garante a biossegurança na produção de peixes ornamentais.  “Queremos oferecer condições adequadas para que os produtores consigam ganhar mercado nacional e internacional. A Seapa está engajada nesse processo junto ao Sistema Faemg Senar para que o polo tenha cada vez mais visibilidade”, apontou.

 

Parceria pelo agro mineiro: vice-presidente do Sistema, Renato Laguardia, e o governador de Minas, Romeu Zema

O presidente do SPR e membro do Conselho Fiscal da Faemg, Altomirando Viegas de Carvalho Neto, ressaltou o compromisso da entidade com o desenvolvimento do agronegócio regional e destacou que a realização do evento é parte desse empenho. Ele celebrou o crescimento da entidade com a expansão de associados, as benfeitorias realizadas no parque de exposições, onde acontece o evento, e a consolidação de parcerias que fortalecem o setor agropecuário.  “Ser a voz do produtor rural e representar essa classe, com muita determinação, são as missões do Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé”, afirmou.

Mais interior: o gerente do Escritório Regional de Viçosa, Marcos Reis, o presidente do SPR Muriaé, Altomirando Viegas, e o vice-presidente do Sistema, Renato Laguardia


Programação Expo Muriaé

O evento tem apoio do Sistema Faemg Senar, da prefeitura local e do Sicredi e conecta produtores rurais e a população às principais atividades do agronegócio de Muriaé e região, recebendo milhares de pessoas.

A programação acontece até domingo (8/9) e inclui a Exposição Regional do Cavalo Mangalarga, rodeio profissional em touros - etapa Barretos - Ranch Soting, torneio leiteiro e espaço canino, com exibição de cães de pastoreio, além de vila gastronômica e shows musicais.


2ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental

Muriaé é uma das oito cidades que compõem o polo de piscicultura ornamental responsável por 70% da produção nacional e sedia a segunda edição da Exposição Estadual de Aquicultura que acontecerá de 5 a 8 de setembro.

Além dos aquários para visitação do público e compra de alevinos, o evento reunirá especialistas, produtores e interessados na atividade para discussões sobre questões ambientais, tecnologias e boas práticas no manejo de peixes ornamentais.

As mulheres e os jovens terão um espaço especial no evento com palestras sobre liderança, empreendedorismo e gestão ministradas pela gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, e por Jéssica do Carmo.


ATeG

Os primeiros grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Piscicultura Ornamental do estado estão em cidades do polo e atendem a 90 aquicultores. Durante a exposição, a analista do Sistema Faemg Senar Paula Lobato compartilhará casos de sucesso do programa, mostrando a relevância da iniciativa para potencializar a cadeia que já movimenta mais de R$10 milhões ao ano, garantindo emprego e renda para cerca de 400 famílias.