Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Femec 2024 terá oficinas, palestras e encontro de sindicatos da região

FEMEC
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
27/03/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar estará presente na Feira do Agronegócio Mineiro – Femec 2024, com uma programação extensa que inclui oficinas gratuitas, palestras, reuniões da Comissão Técnica de Grãos e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, entre outras ações. Considerada a maior feira do agro de Minas Gerais, a Femec será realizada de 1 a 5 de abril, em Uberlândia. O evento é uma promoção do Sindicato Rural e conta com lançamento das principais marcas de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas do país.

 

O presidente Antônio de Salvo (à direita) participa da abertura da feira em 2023

“A Femec é uma grande oportunidade para que os nossos produtores rurais possam fazer aquisições de bens, materiais e serviços com preços mais acessíveis e com taxas de juros diferenciadas. Nosso Sistema estará junto com o Sindicato Rural participando de várias ações todos os dias da feira”, disse o vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes. O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, revela que o tema desta edição - “Biocombustíveis. A nova energia vem do campo” - será amplamente debatido durante a feira para nortear as decisões dos produtores rurais. “Há uma tendência mundial para o uso de biocombustíveis como o etanol, o biodiesel, o biogás e também o combustível para aeronaves, SAF, produzido a partir de matérias-primas de fontes renováveis. E o produtor brasileiro precisa receber essas informações”, destacou Silveira.

Programação

Durante os cinco dias de feira, o Sistema Faemg Senar terá um estande no local para apresentação dos produtos e serviços, e ainda das startups do portfólio da NovoAgro Ventures. O estande também será o local de realização de 13 oficinas gratuitas para os produtores rurais, com temas diversos como Agricultura de Precisão, Bem-estar Animal e Sanidade, Qualidade do Leite, Pecuária de Precisão, Biosseguridade na Suinocultura, entre outros.

A abertura da Femec será na segunda-feira (01/04), às 10h, com a presença do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, e toda diretoria. Ainda no primeiro dia da feira, Salvo integra a mesa redonda que debaterá os biocombustíveis, logo após as palestras do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do vice-governador Mateus Simões, no Pavilhão do Agronegócio.

 

Diretoria e equipes do Sistema Faemg Senar e do Projeto Agro +Verde no estande da entidade ano passado

A Femec também será palco das reuniões da Comissão Técnica de Grãos do Sistema Faemg Senar, no dia 02 de abril, às 14h, e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no dia 03 de abril, às 8h30. No dia 04 de abril, a partir das 9h, o Sistema Faemg Senar promoverá o evento “Desenvolvimento Sustentável e Valorização Econômica”, com apresentação do projeto Agro + Verde, uma iniciativa do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e da Cargill. A programação é aberta aos produtores rurais e inclui palestra sobre a geração de renda em Reserva Legal e Área de Preservação Permanente no auditório do Sindicato Rural. Ainda no dia 04, a partir das 14h, o Sistema Faemg Senar tem participação no 4º Encontro das Mulheres Mineiras do Agronegócio, com palestra da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.

“Preparamos uma programação diversificada para os produtores rurais e visitantes da feira, com temas de destaque no agro na atualidade. Esperamos a presença do público em nosso estande”, finalizou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.

Femec 2024

 

Participantes de uma das oficinas oferecidas pelo Sistema Faemg Senar em 2023

A 11ª edição da Femec trará como novidade a Arena da Tecnologia – espaço onde estarão concentradas empresas de máquinas e equipamentos com alta tecnologia embarcada para a operação rural. A feira reunirá ainda as principais montadoras de veículos de carga, off road e de passeio, além de maquinário para a construção civil e indústria fotovoltaica, náutica, além de outros produtos e serviços destinados à produção agropecuária.

A Femec 2024 apresentará também os Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos, mostras e exposições de animais, leilões e painéis temáticos. Em 2023, a feira recebeu cerca de 100 mil visitantes de várias partes do país, mais de 300 expositores e promoveu negócios na ordem de R$ 2,4 bilhões. O evento é realizado no Parque de Exposições Camaru e tem entrada gratuita.