Compartilhe


Impresso conquista produtores e amplia comunicação no campo

JORNAL EM CAMPO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
25/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Em um mundo cada vez mais digital, a comunicação impressa continua sendo uma ferramenta fundamental para levar informação de qualidade aos produtores rurais. E é justamente nesse aspecto que o jornal "Em Campo" se destaca. Distribuído pela Assessoria de Comunicação do Sistema Faemg Senar, o periódico tem se mostrado um canal eficiente para disseminar conhecimento e fortalecer o relacionamento entre a instituição e os produtores rurais. A publicação aborda temas relevantes para o setor, como novas tecnologias, boas práticas agrícolas e informações sobre programas e projetos da Faemg Senar, garantindo que a informação chegue aonde o produtor está, não importando o quão longe ele esteja.

O jornal tem sido muito bem avaliado pelos técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que atuam no Sistema e que têm ajudado a levar o impresso até os produtores. Segundo o técnico, Felipe Mendes Castro, a publicação é uma importante ferramenta para disseminar informações atualizadas sobre temas variados como o cruzamento de raças bovinas. "Vários produtores nunca tinham ouvido falar sobre o cruzamento do Guzerá com o Jersey, como foi publicado em uma matéria da edição de setembro. Até eu mesmo também nunca tinha ouvido falar", afirma.

Ele destaca o aumento do interesse dos produtores em buscar mais informações técnicas e sobre capacitações após o recebimento do jornal. "Teve até um produto que disse deu uma nostalgia nele, porque tinha muito tempo que ele não pegava em um jornal de papel. Está tudo mudado com a tecnologia hoje, tudo feito só pelo telefone, então, de uma maneira geral, está sendo bem positiva essa experiência, muitos produtores gostando", afirma.
 

Felipe Mendes Castro com a produtora rural Kleidiane Alves da Silva, de Campina Verde

A percepção dos produtores em relação ao jornal também tem sido positiva segundo Carlos Gonçalves, técnico de campo. Ele afirma que o jornal tem contribuído para que os produtores estejam mais bem informados sobre as novidades do agronegócio. "A gente está ajudando a levar o jornal que condensa essas informações importante para eles", destaca.

Vicente de Assis Duarte, da Fazenda Ponte da Raiz em Santa Maria de Itabira é pecuarista de gado de corte. Ele é um dos milhares de produtores que receberam o Jornal Em Campo. “Achei interessante demais a matéria sobre a Central Mineira. Eu fico muito entusiasmado com as coisas novas. Tudo sobre atualizações me interessa muito e o jornal traz muita novidade  em várias aulas inclusive a de cursos”, afirmou.  

Carlos Gonçalves de Sá com o produtor de gado de corte, Vicente de Assis Duarte, de Santa Maria de Itabira 

Relacionamento

Carlos Antônio Nunes Jr., outro técnico de campo, destaca que o jornal também é eficiente para informar os produtores sobre as diversas ações do Sistema Faemg Senar, desde projetos ambientais e questões jurídicas até cursos e assistência técnica. "O produtor tem gostado bastante, tem se sentido valorizado, representado pela Faemg. É muito bom ver a Faemg exercendo o trabalho dela e comunicando isso ao produtor", enfatiza.

Carlos Rocha e o produtor rural Produtor Álvaro Edimar Rocha Machado

 Além de informar, o jornal tem contribuído para o fortalecimento do relacionamento entre a Faemg Senar e os produtores. "É mais uma forma de devolver ao produtor algum retorno, informações sobre os trabalhos desenvolvidos", explica César.

Se você também quiser receber o jornal Em Campo, impresso mande um e-mail para: emcampo@sistemafaemg.org.br

Baixe a versão digital do Em Campo em https://www.sistemafaemg.org.br/publicacoes