Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Lideranças debatem o setor de biocombustíveis na Femec

FEMEC
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
01/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Evento faz parte da programação do primeiro dia da Femec 2024

Painel reuniu representantes de diferentes setores e polítcos

O setor de biocombustíveis foi tema de uma mesa redonda no primeiro dia da Feira do Agronegócio Mineiro – Femec, em Uberlândia, nesta segunda-feira (01/04). As potencialidades deste segmento foram debatidas por lideranças do agro, entre elas o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo.

Salvo destacou o programa Movido pelo Agro, desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergeticas de Minas Gerais (Siamig), para incentivo do uso do etanol. A iniciativa, em um ano, já evitou a emissão de mais de 140 toneladas de CO2 na atmosfera apenas com o uso do etanol na frota do Sistema Faemg Senar. Outro ponto de destaque foi o programa Produtor Responsável, realizado junto aos produtores de cana-de-açúcar.

Antônio de Salvo destacou a importância dos programas, mas ressaltou a importância de fazer a defesa do setor agropecuário em eventos diversos que debatem as pautas ambientais e econômicas. “Nós precisamos estarmos unidos. Todos os setores produtivos:  agricultura, pecuária, indústria, comércio, junto com deputados e homens de bem desse Brasil para que a gente volte a fazer o país do futuro”, ponderou. 

Salvo citou programas realizados pelo Sistema Faemg Senar para crescimento da economia e ganho de sustentabilidade

A mesa redonda foi conduzida pelo presidente da Siamig, Mário Campos, e também contou com as participações do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, dos deputados federais Ana Paula Junqueira Leão e Arnaldo Jardim, do CEO da CMAA, Carlos Eduardo Santos e do CEO da Bioenergética Aroeira, Gabriel Junqueira.

Antes da mesa redonda, o público acompanhou as palestras do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do vice-governador Mateus Simões, no Pavilhão do Agronegócio.

Programação

Durante os cinco dias de feira, o Sistema Faemg Senar tem um estande na Femec para apresentação dos produtos e serviços, e ainda das startups do portfólio da NovoAgro Ventures. O estande também é o local de realização de 13 oficinas gratuitas para os produtores rurais, com temas diversos como Agricultura de Precisão, Bem-estar Animal e Sanidade, Qualidade do Leite, Pecuária de Precisão, Biosseguridade na Suinocultura, entre outros.

A Femec também será palco das reuniões da Comissão Técnica de Grãos do Sistema Faemg Senar, no dia 02 de abril, às 14h, e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no dia 03 de abril, às 8h30. No dia 04 de abril, a partir das 9h, o Sistema Faemg Senar promoverá o evento “Desenvolvimento Sustentável e Valorização Econômica”, com apresentação do projeto Agro + Verde, uma iniciativa do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e da Cargill. A programação é aberta aos produtores rurais e inclui palestra sobre a geração de renda em Reserva Legal e Área de Preservação Permanente no auditório do Sindicato Rural. Ainda no dia 04, a partir das 14h, o Sistema Faemg Senar tem participação no 4º Encontro das Mulheres Mineiras do Agronegócio, com palestra da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.

Femec 2024

A 11ª edição da Femec tem como novidade a Arena da Tecnologia – espaço onde estarão concentradas empresas de máquinas e equipamentos com alta tecnologia embarcada para a operação rural. A feira reúne ainda as principais montadoras de veículos de carga, off road e de passeio, além de maquinário para a construção civil e indústria fotovoltaica, náutica, além de outros produtos e serviços destinados à produção agropecuária.

A Femec 2024 apresenta também os Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos, mostras e exposições de animais, leilões e painéis temáticos. Em 2023, a feira recebeu cerca de 100 mil visitantes de várias partes do país, mais de 300 expositores e promoveu negócios na ordem de R$ 2,4 bilhões. O evento é realizado no Parque de Exposições Camaru e tem entrada gratuita.

 

Perdeu algum conteúdo da Femec 2024? Acompanhe abaixo: