Avicultura e suinocultura são os principais temas da pauta
Nesta semana, o Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, o Chicão, em Pará de Minas, recebe a maior feira do agronegócio na região centro-oeste de Minas. A Expô Conecta Agro reúne 100 expositores, várias palestras e workshops. O Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade estão juntos, levando conhecimento por meio de cursos ofertados em estande próprio e outras ações gratuitas para produtores rurais, seus familiares e profissionais do setor, principalmente do mercado de suínos e aves de produção.
Uma das atrações do Sistema em parceria com a entidade cooperada é a palestra sobre Produção de suínos de baixa emissão de carbono, com a zootecnista e instrutora do Senar Minas, Jessica Mansur, que também participou, nesta quinta-feira (14), de uma mesa-redonda sobre as mudanças nas regras para uso de medicamentos na fabricação de produtos para alimentação animal (Portaria 798/2023).
Atrações
Além disso, haverá oficinas de carne na lata, torresmo à pururuca, salaminho, linguiça de suíno, desossa de frango ou linguiça de frango todos os dias, com os instrutores Newton de Alencar e Cyro Daniel.
A seleção dos cursos ofertados não foi por acaso. Na região, as cadeias produtivas da avicultura e suinocultura são consolidadas historicamente, movimentando a economia. Presença também da olericultura e da pecuária leiteira, sendo alguns produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Balde Cheio.
Em geral, o agronegócio emprega diretamente mais de 15 mil pessoas do entorno. Dados da Secretaria de Agricultura apontam que a participação do agronegócio no PIB de Pará de Minas corresponde a cerca 65% do total de tudo que é produzido no município.
Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, Rodrigo Ferreira, os treinamentos vêm para impulsionar ainda mais a produção, colaborando para a evolução profissional de muitas famílias que buscam sustentabilidade no segmento.
“Essa feira é muito importante para o Sindicato, porque além de fomentar o agronegócio, apresenta aos nossos associados as inovações tecnológicas, os produtos e serviços que temos à sua disposição”, completou a agente de desenvolvimento rural do Sindicato, Alessandra Palhares.
Autoridades
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, estiveram presentes na feira. Eles também participaram de um encontro tradicional, o jantar do Clube do Galo Mineiro. Promovido pela Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), o evento fomenta o diálogo entre os elos da cadeia de produção avícola e celebra a importância do associativismo e da organização do envolvidos para a evolução do setor. Empresários, lideranças cooperativistas, colaboradores e convidados dos segmentos vinculados à produção avícola nacional também estiveram presentes.
O jantar contou com diversas homenagens, entre elas para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, agraciado pelo apoio e dedicação em prol do desenvolvimento do agronegócio mineiro. "Me sinto honrado pelo prêmio e a Secretaria de Agricultura está sempre de portas abertas para os produtores", ressaltou o secretário. O trabalho para defesa e proteção da avicultura mineira, também foi citado na homenagem.
Programação:
Ainda dá tempo de participar. A feira vai até o dia 16. Para se inscrever, clique aqui
15/9 - sexta-feira
9h - Palestra Influenza aviária - atualização do cenário e ações de prevenção
10h - Palestra Vigilância integrada em suínos
13h - Palestra Programa Produtor de Águas
14h - Palestra Programa de Regularização Ambiental (PRA - Produzir Sustentável)
15h - Palestra Licenciamento e outorga
16h - Palestra Fertirrigação
16/9 - sábado
9h - Café com Elas
- Apresentação musical Bell Black e Alessandro
- Palestra Empreende Mulher com a palestrante Fernanda Petrizi
- Roda de conversa sobre Protagonismo Feminino com a mediação da jornalista Éden Camargos e as convidadas Andréia Paulino que é secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, a empresária e influencer Fernanda Petrizi, a coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres no Transporte Tionília Cristina, a motorista de caminhão em rotas regionais e internacionais Maria de Fátima, a ambientalista Sônia Naime, a cantora, compositora e atriz Bell Black e a empresária Gisele Barbosa.