Compartilhe


Mineiros brilham no Apimondia

ATEG APICULTURA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
15/09/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Maior congresso de apicultura do mundo, realizado no Chile, teve como tema central a sustentabilidade da atividade de criação de abelhas, produção de mel subprodutos

O mercado do mel e seus derivados hoje está promissor, principalmente pelo aumento da demanda do mercado externo. De olho nestes novos consumidores, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na última semana, no Chile, encontros de negócios para empresários rurais do setor. Júlio César de Faria, da Natural Apícola, foi um dos que participaram da missão comercial em Santiago, capital do país sul-americano. O produtor é atendido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar.

“O ATeG foi muito importante para nós. Conseguimos ajustar uma parte fundamental, que é a gestão das nossas colmeias. Precisávamos organizar esta parte da produção, que é tão fundamental, e, neste sentido, o trabalho do ATeG nos ajudou a organizar e a administrar de maneira mais eficiente a nossa produção,” afirmou Júlio César.   

Julio César de Faria com sua esposa e filho em uma rodada de negócios com compradores estrangeiros

A propriedade de Júlio, a Natural Apícola, localizada em Formiga, está inserida na “Região da Própolis Verde de Minas Gerais”. A área abrange 102 municípios, distribuídos no Sul, Centro-Oeste e Leste do estado. É exatamente neste ponto que entra o diferencial de Minas Gerais na produção da própolis verde, obtida nos locais onde é abundante a presença do alecrim-do-campo (planta que fornece as características da própolis verde). Esse tipo de própolis é considerado especial devido à sua composição e concentração de propriedades medicinais.

Urbano Teixeira Guimaraes e Silva é o técnico do ATeG que atendeu a empresa de Júlio. Logo nos primeiros contatos, ele percebeu que a empresa tinha potencial para exportação. “Apresentei para ele o Agro.BR, e o primeiro passo está dado. Vamos continuar nesta parceria porque tenho certeza de que a Natural Apícola vai colher excelentes frutos".

Hoje, Júlio está se preparando para exportar, mas, enquanto isso, beneficia méis em bisnagas, extrato de própolis puro e extrato de própolis com mel. A capacidade de processamento de sua fábrica é de 500 quilos de mel por dia. Já no caso do extrato de própolis, a produção é de mil frascos por dia.

Empresários mineiros do setor apícula reunidos durante o Apimondia

Agro.BR

A missão no Chile reuniu 38 integrantes, entre produtores rurais e instituições parceiras, e fez parte do Agro.BR, uma parceria da CNA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o objetivo de ampliar e diversificar a pauta exportadora.

Um dos pontos altos da programação foi o 48º Congresso Internacional de Apicultura – Apimondia, principal evento internacional do setor, que contou com a participação do embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, dentre outras autoridades. Durante o seminário, foram abordadas questões regulatórias, certificação e distribuição dos produtos apícolas para o mercado chileno. Ao longo da semana, foram realizadas diversas rodadas de negócio com potenciais compradores.

“Esta foi uma oportunidade única para os empresários apresentarem a qualidade do mel brasileiro não só para os chilenos, mas para um público internacional, já que a Apimondia reúne participantes de diversos países. Tiveram também encontros com potenciais compradores internacionais”, destacou.

Como parte da programação, os integrantes da missão realizaram uma série de visitas técnicas a grandes redes de supermercado no Chile. A missão visitou a empresa da All Free, plataforma de venda de produtos naturais, e três redes de supermercados com lojas físicas em Santiago e distribuição online: Tottus, Unimarc e Cencosud – Jumbo.

O setor de mel e derivados é um dos prioritários do projeto Agro.BR. Os empresários contam com assistência técnica para capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, acesso a rodadas de negócios e eventos do setor, bem como suporte em escritório no exterior (Singapura, Dubai e Xangai).

Cézar Ramos, das empresas Bee Própolis, Natucentro, e presidente da comissão de Apicultura do Sistema Faemg Senar, destacou que a presença no Apimondia trouxe ótimas perspectivas de negócios e contatos para futuros negócios. “Estar no Apimondia foi uma oportunidade por ser a vitrine da apicultura mundial. Tivemos a possibilidade de ter contato tanto com pesquisadores quanto com empresas e clientes, além de conhecer um pouco sobre as inovações da apicultura no mundo”.

Apicultor há quase 30 anos, Cézar avalia que, para romper as fronteiras do Brasil, é preciso mudar a metodologia de exportação do produto, que deve deixar de ser apenas commodities. “Precisamos mostrar os diferenciais do mel do Brasil. Excelentes méis e a melhor própolis do mundo. É preciso exportar com valor agregado e isso precisa ser uma política pública".

Cézar Ramos, presidente da Comissão de Apicultura do Sistema Faemg Senar,
expõe os produtos da Bee Própolis e Natucentro

Alto valor agregado

A própolis é uma resina natural que a abelha usa para proteger as colmeias, bastante procurada por suas propriedades medicinais. Suas características são reconhecidas como antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, além de ser rica em vitaminas e diversos minerais. A sua composição varia de acordo com a área geográfica e os diferentes tipos de plantas das quais é recolhida.

Com produção estimada em torno de cem toneladas, a própolis verde mineira tem certificação de Denominação de Origem concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2016. Delimitada como “Região da Própolis Verde de Minas Gerais”, a área abrange 102 municípios, distribuídos no Sul, Centro-Oeste e Leste do estado. As regiões produtoras de própolis verde apresentam solo ácido e altos teores de ferro, característicos de locais com exploração de minério.

Ricardo Villela Scariot, da Apistech

Para o produtor mineiro Ricardo Villela Scariot, da empresa Apistech, o atendimento do Agro.BR tem feito a diferença em seus negócios. “Nós nos preparamos e estivemos no Apimondia podendo gerar futuros negócios e lançar nossa marca no mundo”, comemora.

Segundo levantamentos da Emater-MG, a atividade apícola está presente em 580 municípios mineiros e gera em torno de 45 mil empregos diretos e indiretos no estado.