Compartilhe


Parceria para fortalecer a cadeia cafeeira

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAFEICULTURA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
30/01/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Representantes do Sistema Faemg Senar e do Centro de Excelência do Café da Região das Matas de Minas (CEC) estão se articulando para potencializar ações em conjunto. A atuação será alinhada com o trabalho do Centro de Excelência em Cafeicultura, uma parceria do Sistema Faemg Senar com a CNA, que está em implantação em Varginha, no sul de Minas. O diretor técnico do Sistema Faemg Senar, Christiano Nascif, e o gerente regional em Viçosa, Marcos Reis, reuniram-se com o presidente do CEC, Ney Sakiyama, e com o superintendente da entidade, José Luis Rufino, para formatar a parceria.

Da esquerda para a direita: José Luis Rufino, Marcos Reis, Christiano Nascif e Ney Sakiyama

O CEC Matas de Minas é ligado à Embrapa Café e ao Conselho Deliberativo de Política Cafeeira. A parceria pretende contar com a participação de outros atores ligados à agricultura e ao empreendedorismo para fortalecer toda a cadeia. “A Região das Matas de Minas é muito importante na produção de café no estado e no Brasil. Com o Centro de Excelência regional, queremos somar a experiência do Sistema Faemg Senar à experiência da associação de cafeicultores da região, da Emater e do Sebrae, além da pesquisa e da ciência desenvolvidas na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e na Epamig”, explicou Nascif.

Ele destacou que as ações coordenadas dos parceiros fortalecerão a atuação de cada entidade e os trabalhos que elas já realizam em prol da cafeicultura. “Ganha o cafeicultor das Matas de Minas, que pode aumentar a produtividade e reduzir o custo de produção, e ganha o consumidor, que terá acesso a um produto de melhor qualidade”.

}