Compartilhe


Premiação é destaque do Seminário de Apicultura em Bambuí

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR LUCIANA GRILO, DE PASSOS
07/12/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Produtores rurais que se destacaram no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar na regional de Passos foram premiados durante o 2º Seminário de Apicultura da Bacia do Alto São Francisco, realizado neste sábado (7/12) em Bambuí.

A premiação ressalta o impacto positivo na competitividade e sustentabilidade do agronegócio. Na regional, o Sistema Faemg Senar atua em oito cadeias produtivas. "O programa tem o propósito de levar conhecimento, informação e transformação para os produtores rurais, melhorando sua gestão, aumentando a produtividade, a renda e a qualidade de vida desses produtores", afirmou o gerente regional Rogger Coelho.

Destaques

Agroindústria e Derivados Lácteos – Vargem Bonita (Sindicato Rural de São Roque de Minas)
Supervisor: Cyro Daniel de Campos | Técnico: Júlio César Moreira | Produtor: Kleber João Soares

Apicultura – Cássia
Supervisor: Cyro Daniel de Campos | Técnico: Venilton Bispo de Oliveira | Produtor: Lucas de Souza Alves

Cafeicultura – Alpinópolis
Supervisor: Guilherme Salomão | Técnico: Diogo Vilela Reis | Produtor: Claudinei Aparecido Dias

Bovinocultura de Corte (até 100 hectares) – Divinópolis
Supervisor: Rodrigo Eduardo Barros | Técnico: Mateus Neto Silva Souza | Produtor: Dorival Fernandes de Paula

Bovinocultura de Leite – Carvalhópolis (Sindicato Rural de Machado)
Supervisor: Rodrigo Eduardo Barros | Técnica: Nathália Ribeiro Ferreira | Produtora: Inês Swerts da Cunha

O produtor de queijo de Vargem Bonita, Kléber João Soares, um dos premiados, contou como o programa promoveu transformação na sua vida. "O ATeG chegou e deu uma grande alavancada. Com o apoio, conseguimos estruturar a queijaria de forma profissional. Em pouco tempo, fizemos melhorias significativas e, a partir daí, foi só sucesso".

O técnico destaque foi o de Agroindústria - Derivados Lácteos: Júlio César Moreira.

O supervisor destaque foi Rodrigo Elias Batista Dias, do ATeG Cafeicultura, que não pôde participar da entrega da premiação e foi representado pelo colega Marco Aurélio.

ATeG na regional

O atendimento ATeG inclui visitas regulares às propriedades e orientações técnicas em todo o processo de produção. Hoje esse trabalho conta com 60 técnicos de campo na regional de Passos.

"Os resultados são surpreendentes. Podemos ver em diversos grupos exemplos de produtores que aumentaram sua produção em até dez vezes em dois anos de atendimento, reduziram custos com melhoria de manejo e implementaram técnicas como análise de solo, o que contribui para o fortalecimento do agronegócio mineiro", explicou o gerente regional Rogger Coelho.

2º Seminário de Apicultura da Bacia do Alto São Francisco

O evento foi organizado em parceria pelo Sistema Faemg Senar, IFMG – Campus Bambuí, Coopac, Bee Própolis Brasil, APVASF e outros parceiros.

O presidente da Comissão Técnica de Apicultura do Sistema Faemg Senar e apicultor de Bambuí, Cezar Ramos Júnior, participou do seminário. "O Sistema Faemg Senar tem sido fundamental para viabilizar eventos como este. Além disso, oferece cursos e atendimentos como o ATeG, com suporte técnico de qualidade, dedicação e conhecimento".