Compartilhe


Produtores ATeG entre os principais premiados

CONCURSO INTERNACIONAL
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS; E JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
29/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

A terceira edição da ExpoQueijo Brasil premiou 25 produtores rurais acompanhados pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg Senar, em várias regiões do estado. Neste ano, a disputa do concurso, que terminou no domingo (27), em Araxá, bateu recorde de inscrições, com 1.300 queijos de nove países concorrendo em cerca de 50 categorias.

Do Norte de Minas, foram cinco premiados, todos da região conhecida por Serra Geral, que compreende, entre outros municípios, a cidade de Porteirinha, que sempre tem produtores se destacando na fabricação de derivados do leite. A Queijaria Dona Saúde, atendida pelo ATeG Balde Cheio e, atualmente, ATeG Agroindústria, recebeu dois ouros, nas categorias Queijo de Leite de Vaca, Cru – 31 a 90 dias – Massa Filada e Queijo de Leite de Vaca, Cru – Menos de 30 dias. A produção é conduzida por Maria da Saúde Oliveira e seu neto, Lucas Silva Carvalho. Com mais de 40 anos de experiência na produção de queijos, Maria da Saúde não escondeu a alegria com o novo reconhecimento.

Premiados do Norte de Minas na Expoqueijo 2023

“É muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Subi degrau por degrau, em um trabalho de muitos anos. Conquistei um público que me fez crescer. Meu objetivo não é só financeiro ou vencer concursos, mas ter sempre um bom produto, que possa chegar com qualidade a todos”, destaca Saúde.

Além de Dona Saúde, foram premiados o Requeijão do Toko, com medalha de ouro na categoria Mista – Queijo de Massa Fundida Requeijão em Barra; a Queijaria da Dinda com medalha de prata na categoria Queijo Mussarela Nozinho; o Requeijão Vó Luzia ficou com a prata na categoria Mista – Queijo de Massa Fundida, Requeijão Moreno; e Maria Silva Correa com bronze também na categoria Requeijão Moreno.

Esse foi o segundo concurso que Maria Silva Correa participou. A vida toda trabalhando na roça, ela passou a produzir, nos últimos seis anos, o seu próprio produto. O requeijão é receita própria, conquistada após alguns anos trabalhando em fazendas de derivados de leite do Norte de Minas. O sustento principal da casa vem da venda do requeijão, que hoje conta com a assistência do ATeG Agroindústria.

“Decidi trabalhar para mim mesma, empreender e já estou ensinando e incentivando meus filhos para ter sua renda. Estou estruturando aos poucos, e já ser premiada gera um ânimo extra para seguir apostando, melhorando ainda mais a qualidade e gestão do meu negócio”, afirma Maria Silva.

Crescimento técnico e conquistas

Tricampeão na Expoqueijo, Everson Pereira, um dos proprietários do Requeijão do Toko, acredita que, cada vez mais, a região de Porteirinha se fortalece com os reconhecimentos e premiações dos produtores rurais. Nos últimos anos, contando com o apoio dos técnicos do Sistema Faemg Senar, ele tem atuado para agregar ainda mais valor ao produto, que tem reconhecimento nacional.

“Sempre falo, desde o primeiro prêmio, que não tenho palavras para descrever o quanto fico feliz. O meu produto está em um concurso importante, com qualidade e potencial para entrar em qualquer prateleira do país. Tudo isso traz muita visibilidade para a região de Porteirinha, desperta mais interesse para todos acreditarem no projeto e buscarem melhorar por meio de uma atuação mais técnica. No meu caso, o ATeG, por exemplo, foi uma oportunidade de melhorar a qualidade do meu produto, a apresentação e a visibilidade da marca para seguir agregando valor. É o crescimento técnico aliado às conquistas individuais”, pontua Everson Pereira.

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Montes Claros, Dirceu Martins, a premiação sinaliza que todos estão no caminho correto. “É um trabalho que começamos há muitos anos, com o Sistema Faemg apoiando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o fomento de cursos e treinamentos da bovinocultura leiteira, depois para boas práticas de fabricação e sanidade, em seguida com os grupos do ATeG Balde Cheio e Agroindústria, e ainda ajudando na legalização sanitária das queijarias. É o Sistema Faemg Senar apoiando toda cadeia produtora deste importante produto para a economia do estado, que é o leite”, enfatiza o gerente.

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, uma propriedade assistida pelo ATeG Balde Cheio também foi premiada na Expoqueijo. O Queijos Prado, da Fazenda Boa Sorte, do município de Ibiá, levou o primeiro lugar na categoria Queijo Coalho de Leite Cru, com maturação de 30 dias. Esta foi a primeira vez que o casal de produtores Luiz Carlos do Prado e Sirlene de Morais do Prado participou da disputa. “Achamos bom demais. Foi a primeira vez que fomos premiados, não esperava receber a medalha de ouro”, comemoraram.

Flávia Eduarda, filha do casal de produtores Luiz Carlos do Prado e Sirlene de Morais do Prado, recebeu o prêmio na ExpoQueijo

Também da região, o produtor Reginaldo de Assis Castro teve comemoração quádrupla no Concurso Internacional da Expoqueijo. O Queijo Três Irmãos, produzido em Tapira, levou dois ouros e dois bronzes. A propriedade Boa Esperança foi assistida pelo ATeG Balde Cheio até o segundo semestre de 2022. Inclusive, foi durante a assistência que o produtor conseguiu a certificação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária.

Produtor Reginaldo de Assis Castro recebeu quatro prêmios com o Queijo Três Irmãos


O primeiro lugar do Queijo Três Irmãos foi nas categorias casca lisa e/ou lavada sem aquecimento da massa (31 a 90 dias) e casca florida (menos de 30 dias), e o terceiro lugar foi conquistado nas categorias queijos aromatizados e/ou condimentados (acima de 30 dias) e casca lisa e/ou lavada sem aquecimento da massa (menos de 30 dias). 

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Uberaba, Ricardo Tuller, destacou que os bons resultados alcançados na Expoqueijo são uma demonstração de como o programa ATeG proporciona um incremento na qualidade do produto. “O reconhecimento dos queijos mostra que esses produtores estão no caminho certo e a assistência do nosso programa tem auxiliado no desenvolvimento do negócio rural”, afirmou.

Qualificação
 
O Sistema Faemg Senar marcou presença na Expoqueijo com programação de oficinas, Empório Senar Minas, com expositores de cachaça, geleias, doces, café e mel, e um time de especialistas no corpo de jurados do Concurso Internacional do Queijo. As oficinas capacitaram quase 100 pessoas, em três temáticas: Degustação comentada de queijos; Maturação de Queijos Artesanais para Produtores; e Conservação do Queijo Artesanal em casa pelo consumidor.
 

Veja todos os premiados:

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – 91 A 180 DIAS – Casca lisa e/ou lavada
OURO – Velho Pitta Âmbar – 91 a 180 dias – Gustavo José Pitta Pinheiro –  Técnica JÚLIA CAROLINE BERNARDE (Itamonte)
PRATA – Irmão Queijeiro Maturado – Queijaria Irmão Queijeiro
BRONZE – MANTIQUEIRA DE MINAS – Renato Almeida Fonseca – Técnica Thaís Sales Antunes (Itamonte)

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – ACIMA DE 180 DIAS – Casca florida
OURO – Barão da Canastra Casca Florida acima de 180 dias – Rogerio Júlio Soares Ferreira
PRATA - Barão do Queijo Casca Florida acima de 180 dias maturação – Laticinios Barão do Queijo Canastra
BRONZE – Velho Pitta Caverna – Gustavo José Pitta Pinheiro - Técnica JÚLIA CAROLINE BERNARDE (Itamonte)

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – ACIMA DE 180 DIAS – Casca tratada
OURO – Aparecido – Queijaria Alto da Aparecida
PRATA – Capa Preta Almeida Guimarães 300 dias – Recanto Santa Maria
BRONZE – LÁ DE MADRE – FAZENDA SANTA MÔNICA – Técnico THALES FERREIRA MARCONDES SANTOS (MADRE DE DEUS DE MINAS)

QUEIJO DE LEITE VACA PASTEURIZADO MENOS 30 DIAS – Casca lisa e/ou lavada
OURO – Serra da Mantiqueira – Laticínios São João S/A
PRATA – Queijo Meia Cura – Perroni Queijos - Técnica Thaís Sales Antunes (Itamonte)
BRONZE – Queijo Meia Cura Bonanza – Laticinios Bonanza - Técnico THALES FERREIRA MARCONDES SANTOS

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – MENOS 30 DIAS – Casca lisa e/ou lavada com aquecimento da massa
OURO – Queijos Aiuruoca – Arnaldo Borges - Técnica SUELEI APARECIDA DOS REIS
PRATA – Queijo Desidratado – Sagrado Queijo
BRONZE - Queijo Artesanal Alagoa Três Irmãos Tradicional – Sítio Três Irmãos - Técnica LAURA DURÇO MACHADO

QUEIJO DE LEITE VACA PASTEURIZADO MENOS DE 30 DIAS – Casca tratada
OURO – Paraíso – LeiteRia
PRATA – Queijo Picu – Perroni Queijos - Técnica Thaís Sales Antunes (Itamonte)
BRONZE – QUEIJO DEFUMADO MEIA CURA – GERALDO MACIEL JUNIOR

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – MENOS 30 DIAS – Massa filada
OURO – Queijo Mussarela Palito – FAZENDA LAGOINHA – Técnica LUCIANA GODINHO NUNES
PRATA – QUEIJO MUSSARELA NOZINHO – PAU D’ALHO
BRONZE – Queijo Mussarela Nozinho Naturella – Fazenda Nova Aliança

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – 31 A 90 DIAS – Casca lisa e/ou lavada com aquecimento da massa
OURO – DU’VALE SERENATA - Du’vale Queijos
PRATA – Queijo Morro Grande maturado 1 – 30-90 dias - Queijaria Morro Grande - JÚLIA CAROLINE BERNARDE (Itamonte)
BRONZE – Maranata Bronze - Rancho Maranata

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – 31 A 90 DIAS – Casca tratada
OURO – Queijo “Ovo negro” - Serra do Condado - Técnica LAURA DURÇO MACHADO (Alagoa)
PRATA – Queijo Faixa Dourada - Osvaldo Filho
BRONZE – Maranata Capa Preta - Rancho Maranata

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – 31 A 90 DIAS – Casca florida
OURO – QUEIJO JUA - JOAREZ FERREIRA COSTA
PRATA – Queijo do Serjão - Queijo do Serjão - Giancarlo de Souza Ferreira (São Roque de Minas)
BRONZE  – Chou - Ribeiro Fiorentini (José Antônio Laffetá)

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – MENOS 30 DIAS – Casca florida
OURO – Queijo 3 Irmãos – Fazenda Boa Esperança
PRATA – Queijo do Serjão – Queijo do Serjão Giancarlo de Souza Ferreira (São Roque de Minas)
BRONZE – Zeca - Sitio Bom Jesus

LEITE DE CABRA – Queijo de coagulação enzimática (coalho), casca lisa ou lavada
OURO – Mascate Casca Florida - Queijaria do Lago
PRATA – Formagella del Monte - Societa Agricola Tre Gatti S.S.
BRONZE – Orozimbo - Fazenda do Coqueiro - THALES FERREIRA MARCONDES SANTO (Prados)

CATEGORIA MISTA – QUEIJOS AROMATIZADOS E/OU CONDIMENTADOS ACIMA DE 30 DIAS
OURO – Resteia Defumado Carnielli - FAZENDA CARNIELLI
PRATA – Queijo Colonial ao Vinho - Laticínio Granja Cichelero Ltda
BRONZE – Queijo 3 Irmãos - Fazenda Boa Esperança - Técnica LAURA DURÇO MACHADO (Alagoa)

CATEGORIA MISTA – QUEIJO DE MASSA FUNDIDA, REQUEIJÃO MORENO
OURO – REQUEIJÃO DO NORTE - GUARÁ - Técnica LUCIANA GODINHO NUNES (Porteirinha)
PRATA – Requeijão Moreno - FAZENDA LAGOA - Técnica LUCIANA GODINHO NUNES (Porteirinha)
BRONZE – Requeijão Moreno - FAZENDA BARREIRO - Técnica LUCIANA GODINHO NUNES (Porteirinha)

CATEGORIA MISTA – QUEIJO DE MASSA FUNDIDA REQUEIJÃO EM BARRA
OURO – Requeijão em Barra - Fazenda Tropeiro – Técnica Bruna Rodrigues de Almeida (Capitólio)
PRATA – REQUEIJÃO EM BARRA - FAZENDA SANTA BARBARA
BRONZE – Requeijão da Vereda - Laticinios Vereda da Serra

CATEGORIA MISTA – QUEIJOS AROMATIZADOS E/OU CONDIMENTADOS – MENOS DE 30 DIAS
OURO – Queijo Santo Casamenteiro - Laticínios São João S/A
PRATA – Palline di Catarina - Casa Bianchi
BRONZE – Fazenda JM Café - Sítio Ilha das Cabras - Técnica LAURA DURÇO MACHADO (Alagoa)

LEITE DE CABRA – Queijo de coagulação enzimática (coalho), casca lisa ou lavada
OURO – Mascate Casca Florida - Queijaria do Lago
PRATA – Formagella del Monte - Societa Agricola Tre Gatti S.S.
BRONZE – Orozimbo - Fazenda do Coqueiro - THALES FERREIRA MARCONDES SANTO (Prados)

QUEIJO DE LEITE DE VACA, CRU – MENOS 30 DIAS – Massa filada
OURO – Queijo Mussarela Palito – FAZENDA LAGOINHA - Técnica LUCIANA GODINHO NUNES (Porteirinha)
PRATA – QUEIJO MUSSARELA NOZINHO – PAU D’ALHO - Técnica LUCIANA GODINHO NUNES (Porteirinha)
BRONZE – Queijo Mussarela Nozinho Naturella – Fazenda Nova Aliança

Qualificação

O Sistema Faemg Senar marcou presença na ExpoQueijo com programação de oficinas, Empório Senar Minas, com expositores de cachaça, geleias, doces, café e mel, e um time de especialistas no corpo de jurados do Concurso Internacional do Queijo. As oficinas capacitaram quase 100 pessoas, em três temáticas: Degustação comentada de queijos; Maturação de Queijos Artesanais para Produtores; e Conservação do Queijo Artesanal em casa pelo consumidor.