O programa de Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais (AGSPR) está avançando na região do Triângulo Mineiro. Os 16 sindicatos inscritos concluíram a primeira etapa de visitas da consultoria. A iniciativa do Sistema Faemg Senar tem o objetivo de fortalecer a atuação das instituições ao promover melhorias estratégicas e operacionais que possam incrementar a gestão, aumentar a eficiência e oferecer um suporte mais assertivo aos produtores rurais. O programa já tem a adesão de 183 sindicatos no estado.
“É um programa de desenvolvimento dos sindicatos, com foco no produtor rural, buscando entender as suas reais necessidades, defender os seus interesses e oferecer um atendimento de qualidade. Para isso é preciso melhorar os processos de gestão, com quadro de funcionários e gerenciamento profissionalizados, equilíbrio financeiro, entre outros aspectos”, explicou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães.
Ele destacou que a consultoria na área de gestão é feita todo mês. Inicialmente é elaborado um diagnóstico do sindicato, traçando um panorama das suas atuais condições que servirão de base para um plano de ações estratégicas. O processo de implementação das ações definidas e de adequação gerencial inclui treinamentos para os gestores e colaboradores das instituições. “Todo o trabalho será feito em seis etapas e será finalizado com uma reunião para análise dos resultados”, completou.
O consultor do programa na região do Triângulo Mineiro, Daniel Amorim, explicou que o trabalho está focado no aumento do engajamento dos produtores com os sindicatos, mostrando a eles como a representatividade coletiva beneficia seus negócios. “Para isso, estamos adotando as melhores práticas de gestão. Os diretores e colaboradores estão muito empenhados e espero que esta motivação contagie a todos”, afirmou Amorim, ressaltando que, após conhecer a história dos sindicatos e elaborar um diagnóstico personalizado, na próxima visita serão traçadas as metas para cada instituição.
Aprovação dos sindicatos
A primeira rodada de visitas no Triângulo Mineiro já resultou na aprovação dos sindicatos que aderiram ao programa na região. Um exemplo é o Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento. “Vai nos ajudar muito, principalmente com orientações para a administração do sindicato. A primeira impressão do consultor foi de que temos muitos procedimentos internos que podem ser aprimorados, trazendo uma disciplina que proporcionará mais segurança jurídica e administrativa”, disse o presidente Osny Zago.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Alegre de Minas, Cristiano Barbosa Miranda, avaliou como positivo o primeiro mês de consultoria do programa. “Achei muito bom, tudo vem para somar e para aprender. Temos que procurar novas ideias, um horizonte para melhorar o nosso trabalho e trazer mais benefícios para os associados”, destacou.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, comemorou o entusiasmo dos sindicatos com o novo programa. “Eles estão confiantes em adotar essas ferramentas de gestão para melhorar os indicadores de desempenho, fortalecer a base sindical e ampliar a prestação de serviços e o número de associados”, concluiu. Na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o programa AGSPR está sendo realizado nos sindicatos de Araxá, Capinópolis, Carneirinho, Campos Altos, Conquista, Gurinhatã, Ibiá, Ipiaçu, Ituiutaba, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata, Sacramento, Tapira e União de Minas.