Compartilhe


Renegociação de dívidas

INTEMPÉRIES CLIMÁTICAS
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
26/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Sistema Faemg Senar recebe gerente de mercado agro da Superintendência do Banco do Brasil em Minas Gerais, Bruno Gonçalves, para discutir medidas de negociação para os produtores rurais

Diante das adversidades climáticas que afetam o setor agropecuário mineiro, o Sistema Faemg Senar está atuando junto às instituições financeiras para viabilizar a renegociação de dívidas dos produtores rurais e reduzir os impactos no setor. Nesta quinta-feira (26), a diretoria do Sistema se reuniu com o gerente de mercado agro da Superintendência do Banco do Brasil em Minas Gerais, Bruno Gonçalves, para expor a situação e propor soluções.

O Banco do Brasil anunciou que vai renegociar contratos de custeio e parcelas de investimentos com vencimento em 2024. Para o custeio, poderá ser feita em até cinco parcelas anuais, com as taxas de juros do contrato original. Já a parcela de investimento de 2024 poderá ser adiada para o final do prazo contratual. Para a adesão, os produtores deverão arcar com o pagamento dos juros normais do contrato neste ano de 2024 e assinar o termo na instituição financeira.

Os produtores rurais devem procurar as agências do Banco do Brasil e apresentar laudos técnicos que comprovem a dificuldade de pagamento. Modelos de cartas de negociação estão disponíveis no portal do Sistema Faemg Senar.

O Banco do Brasil informou que há novos recursos disponíveis para pequenos e médios produtores, conforme as condições do Plano Agrícola e Pecuário. A renegociação das dívidas não impede o acesso a novas linhas de crédito.