Compartilhe

Sindicato dos Produtores de Itaúna celebra expansão

FORTALECIMENTO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
27/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sindicato dos Produtores Rurais de Itaúna acaba de ganhar um reforço em sua chancela e, a partir de agora, passa a incluir o nome do município de Itatiaiuçu em sua assinatura. A parceria firmada, neste mês, com a prefeitura e com o apoio do Sistema Faemg Senar, mostra o potencial de expansão da entidade cooperada e marca a promessa de um novo tempo. A partir da assinatura do termo de cooperação técnica com a Secretaria de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico de Itatiaiuçu, produtores, trabalhadores rurais e seus familiares terão acesso gratuito a cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar em prol do desenvolvimento rural. 

O presidente do Sindicato, Deiler Antunes, vê a novidade com muito entusiasmo já que houve um tempo, segundo ele, em que a entidade esteve “acomodada e sem comprometimento com sua missão”. Porém, uma das propostas de seu segundo mandato, iniciado em julho deste ano, é tornar o produtor rural protagonista e trazê-lo mais para perto, além de impulsionar as capacitações da mão de obra no campo. “Somos um Sindicato relativamente pequeno hoje, com 175 associados, mas podemos mudar isso, sermos mais reconhecidos por transformar vidas por meio do conhecimento, alcançando a marca de 300 a 500 pessoas”, disse. O caminho, segundo Deiler, é um só, mostrando o quanto o Sindicato tem a oferecer à classe e como ajudá-la a evoluir, independente da cadeia produtiva.

Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaúna e Itatiaiuçu 

Deiler também destacou o apoio que vem recebendo da Faemg. “A atual presidência é bastante alinhada, cumprindo a premissa de “menos BH, mais interior”. Sempre nos convidam para as reuniões internas e nos orientam  sobre como fazer a diferença na comunidade rural da região, com diretrizes para uma gestão eficiente. Isso nos motiva muito”, explicou, relembrando um dos momentos mais difíceis que a entidade já passou, com uma dívida que ultrapassava R$250 mil, contraída em gestões anteriores à década de 90, travando muitas movimentações importantes na rotina administrativa.  “Negociamos, quitamos e zeramos o jogo. Estamos mais prontos do que nunca para uma atuação forte e com representatividade”, completou Deiler.

Os Agentes de Desenvolvimento Rural pelo Sindicato de Itaúna e Itatiaiuçu, Dênio Augusto Bento e Jânia Rabelo, são integrantes da equipe que também comemora os resultados dessa nova fase. “O mais gratificante ainda é ver um produtor que não tinha muito conhecimento técnico em sua área e, depois do treinamento, melhorou a renda e a qualidade de vida da família. Isso é o que nos motiva”, comentou Dênio, enquanto verificava na planilha os cerca de 20 treinamentos realizados em 2023 e centenas de produtores capacitados em cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, sendo os mais procurados o de Tratorista, Retroescavadeira, Avicultura, Derivados do Leite, Inseminação Artificial em Bovinos e Apicultura. Outra implementação que tem sido sucesso na região é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio). A expectativa é a criação, em breve, de uma nova turma para atender a cadeia produtiva da apicultura. 

“Temos acompanhado de perto a dedicação e a evolução desta entidade cooperada, apoiando-a em suas diferentes necessidades e demandas. As conquistas mais recentes são reflexo de uma “casa” que defende e representa, de fato, a classe produtora e que sabe aonde quer chegar com foco na transformação no campo”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, Rodrigo Ferreira. 

 

Equipe do Sindicato: 

Diretoria 

Presidente: Deiler Antunes Silva

Vice-presidente: Ronei Silva Moreira

Secretário: Acácio Luciano Moris de Souza

Tesoureiro: Douglas Menezes de Lima

 

Suplentes da Diretoria

Elder Henrique Morais

Romeu Moreira Júnior

Carlos Fernandes Camargos

Daniel Carvalho Rios

 

Conselho Fiscal

Efetivo: Nilton Queiroz de Faria

Felipe Drummond de Marco (Veterinário do Sindicato) 

José Maria Dornas


Suplentes Conselho Fiscal

Keiller Alexsander Batista

Avilmar Heleno Vilaça de Oliveira

Thiago Silva Morais


Secretárias executivas
Janaína Gomes

Jânia Rabelo

 

Agentes de Desenvolvimento Rural
Dênio Augusto Bento

Jânia Rabelo