Compartilhe


Sistema defende revitalização e expansão de ferrovia

FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA
ESCRITO POR ASCOM
11/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar participou, nessa quinta-feira (10), de uma audiência pública sobre a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. O encontro foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Belo Horizonte, e reuniu mais de 150 pessoas, entre parlamentares, prefeitos e diferentes representantes da sociedade civil.

Minas Gerais é o estado com a maior malha ferroviária do país e a demanda é fortalecer o modal ferroviário para que o desenvolvimento econômico e o transporte de cargas, especialmente agrícolas, sejam ampliados. A assessora técnica do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso, participou da audiência e frisou aspectos importantes para o agro do estado. “O transporte ferroviário é extremamente relevante para a agropecuária mineira, seja para grãos, carga viva, refrigerada e produtos da agroindústria". Ela também mencionou o projeto do Sistema para ampliar a produção na região Central Mineira, ressaltando que, com uma infraestrutura adequada, essa área poderá se tornar a nova fronteira agropecuária do estado.


Outro ponto abordado foi a possibilidade de expansão do transporte de passageiros, estimulando o turismo e facilitando o deslocamento das populações regionais. "O modal ferroviário, integrado ao rodoviário, que também tem sua maior malha em Minas Gerais, é fundamental para o desenvolvimento econômico, passando necessariamente pela produção agropecuária", completou Aline.

Entre os participantes, esteve presente Audi Braga, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro, que destacou o papel da ferrovia na ampliação da produção agropecuária na região. Em sua fala, Audi ressaltou a importância da parceria entre a VLI e a Embrapa no projeto LAB Cerrado, voltado para o desenvolvimento de tecnologias de produção e escoamento.