O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, foi homenageado, ao lado de outras personalidades influentes do agro, durante a abertura da 1ª Semana do Produtor Rural, nesta segunda-feira (2), na PUC de Betim. A honraria foi um agradecimento feito pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade à parceria realizada com o Sistema.
A entidade estava inativa há 20 anos e voltou às atividades neste ano, sob a liderança do pecuarista Gleyson Borges, que enalteceu o apoio do Sistema nessa retomada. “O Sistema Faemg Senar preza pela qualificação profissional do homem do campo e nós temos aqui, neste evento, produtores, estudantes e várias pessoas do segmento. Betim tem mais de 10 mil hectares dedicados à produção agrícola, pequenos, médios e grandes produtores alimentando essa cidade de quase 500 mil habitantes, mostrando que também tem vocação para o agro”, disse.
Análise reforçada pelo presidente Antônio de Salvo. “Estamos hoje em um município tido como industrial, um dos maiores arrecadadores de ICMS em Minas Gerais, porém nós entendemos que o agro está em todos os lugares. Aliás, o agro é o formador desse PIB mineiro, que significa dinheiro para educação, saúde, saneamento básico e para segurança, por isso precisamos fazer com que esse setor seja respeitado”, avaliou.
Durante a cerimônia também foram homenageados os instrutores dos cursos oferecidos pelo Sindicato em parceria com o Sistema; o coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Wagner Alan de Mattos, pela implementação de ações preventivas para a segurança do produtor rural; e o coordenador do curso de Medicina Veterinária da PUC Betim, Rafael Carvalho de Souza.
Também estiveram presentes na abertura o vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes; o vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente do SPR de Pitangui, José Éder Leite; e o assessor da Diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu).
1ª Semana do Produtor Rural
A 1ª Semana do Produtor Rural faz parte das atividades de retomada do sindicato e será realizada até sexta-feira (6) na PUC Betim. A iniciativa visa fortalecer a capacitação dos produtores e aprimorar a qualidade das cadeias produtivas atendidas por meio de cursos nas áreas da agroindústria, equideocultura, promoção social e bovinocultura de leite que serão oferecidos nas fazendas localizadas na região.
Sindicato de Produtores Rurais de Betim
A entidade atende as cidades de Betim, Belo Horizonte, Ibirité, Raposos, Rio Acima e Nova Lima, e já está atuando em diversas cadeias produtivas como pecuária de leite, corte, apicultura, turismo rural e avicultura e volta a oferecer serviços como emissão de notas fiscais e guias de ITR. A primeira turma do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio), voltado para a melhoria da produção leiteira, também faz parte das novas ações oferecidas pelo sindicato aos produtores rurais.