Compartilhe

Sistema lamenta falecimento de Isaura da Paixão

LUTO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
25/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

*Com informações do Portal de Notícias Caparaó

Agente de desenvolvimento rural do Senar Minas e liderança comunitária de Manhuaçu deixa um legado de solidariedade e amor ao próximo

O Sistema Faemg Senar perdeu na madrugada deste sábado (25/11), uma de suas mais incansáveis e queridas agentes de desenvolvimento rural (ADR). Faleceu Isaura Pereira da Paixão, conhecida líder comunitária e ex-vereadora em Manhuaçu.  Isaura estava internada em Belo Horizonte, onde tratava de complicações de saúde após um transplante de rins.

Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp foram inúmeras as manifestações de apreço e solidariedade em razão da morte da mobilizadora. “Lamentamos profundamente a perda da ADR, Isaura. Durante sua trajetória, foi exemplar o seu trabalho para o desenvolvimento do agronegócio de Manhuaçu e região. Sempre teve o forte desejo de fazer o melhor para os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. As suas contribuições para o aperfeiçoamento do processo de mobilização ficarão eternizadas em nossa caminhada”, afirmou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., que ainda expressou seus sentimentos aos familiares de Isaura.

Para a gerente da Mulher, do Jovem e Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, que foi gerente da Regional de Viçosa até 2019, na qual Isaura atuava, falar da ADR é muito difícil e doloroso. “Ela é o exemplo de uma pessoa que não via obstáculos, só sabia que precisava fazer o bem e o melhor para os produtores. Foi com Isaura que inovamos muito: começamos a participar de feiras, fazer stands, encontro de família, jovem no campo, ATeG, participar de comitês e comissões, e muito mais. Desbravadora, guerreira e com um olhar diferenciado que captava as necessidades de todos. Deixou um legado enorme! Lembranças muitas! Vai levar alegria para o céu!”, garantiu Silvana.

O atual gerente da regional de Viçosa,  Marcos Reis lamentou.“Grande perda pra nós. Isaura carregava no nome a paixão dela  pelo trabalho, pelo produtor rural, por atender e ajudar as pessoas. Ela dispunha do que tinha e dava, principalmente, o seu tempo, a sua dedicação para levar conhecimento às pessoas junto com o Sistema Faemg Senar. Trabalhou conosco por décadas e fez valer o seu título de agente de desenvolvimento rural. Com certeza, milhares de pessoas foram impactadas pela Isaura ao longo desses anos”.

Isaura em uma de suas muitas palestras no Sindicato de Manhuaçu


 

A gerente de Educação Formal do Sistema Faemg Senar, Tércia Almeida, escreveu em um grupo de colaboradores da instituição. “Meus amigos, perdemos nossa mobilizadora de Manhuaçu. Isaura da Paixão estava internada e faleceu nesta madrugada. Excelente pessoa e profissional muito dedicada ao Sistema Faemg Senar”.

“Grande perda! Isaura amava o Sistema. Tinha tudo que fazia como propósito de vida. Sem palavras para descrever o tamanho dessa perda”, lamentou Cristiane Trigueiro, gerente pedagógica.

 

Isaura da Paixão com seus amigos do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso, Rogério Arantes, Mariana Ramos e Wander Magalhães.

 

Trajetória marcada pela dedicação ao próximo

Isaura Pereira da Paixão era filha de Fani Pereira da Paixão e Lourenço Cesário da Paixão, nascida em 24 de março de 1957, sendo a caçula de sete irmãos, todos nascidos em Vilanova, distrito de Manhuaçu.

O exemplo de solidariedade de Isaura veio de casa. Seu pai era tropeiro e vivia viajando, enquanto sua mãe criava os filhos, além de ajudar várias pessoas, sendo que algumas delas eram até mesmo abrigadas em sua casa.

Isaura sempre foi muito determinada e dedicada, assumindo responsabilidades na capela que existia na comunidade àquela época. Foi a partir deste momento que desenvolveu a habilidade da liderança.  O seu desejo de liderar e de servir ao próximo era tão grande que, com a ajuda da comunidade, conseguiu a construção da primeira escola e do posto de saúde local.

Foi vereadora e tornou-se a primeira mulher eleita pelo voto direto, após a ditadura, a ocupar o cargo em Manhuaçu.

Como agente de desenvolvimento rural do Senar Minas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Isaura representou o Sindicato em várias entidades e atividades. Sua partida deixa um legado de carinho, trabalho e inúmeras amizades. O velório será na casa da Isaura no distrito de Vilanova, a partir das 19 horas deste sábado. O sepultamento será amanhã (26/11), às 10h30, em São Pedro do Avai, também distrito de Manhuaçu.

A Diretoria do Sistema Faemg Senar expressa todo o seu pesar e os mais sinceros sentimentos de solidariedade aos amigos e à família.