Compartilhe


Sistema participa de missão em apoio ao RS

MISSÃO TÉCNICA
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, GOVERNADOR VALADARES / FLÁVIO CHRISTO, JUIZ DE FORA
31/07/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Marcelo e Wagner: representantes do Sistema Faemg Senar desembarcam no Sul do País para missão de apoio ao RS

Porto Alegre recebeu mais dois representantes do Sistema Faemg Senar, na noite desta terça-feira (30), como parte de uma missão destinada a auxiliar os produtores rurais do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes enchentes. A iniciativa faz parte da campanha ‘SuperAção Agro Rio Grande do Sul’, promovida pelo Sistema CNA/Senar em colaboração com diversas federações.

O instrutor Wagner de Souza e o técnico de campo Marcelo Nogueira da Cunha juntaram-se a Alexandre Yabu, que já está na capital gaúcha. Wagner de Souza, natural de Timóteo, no Vale do Aço, atualmente reside em Divinópolis. Ele atua há 11 anos como instrutor dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR), com ênfase na área de construções rurais, pedreiro e carpinteiro de casa e curral.

“A missão do Sistema Faemg Senar é essa mesma, auxiliar o meio rural, o produtor rural, o agronegócio a crescer cada dia mais. E aqui no Sul, como ficou em evidência com esse desastre, nada mais justo que o Sistema disponibilizar os seus profissionais, que são conhecedores de diversas áreas, a atuar nessa reconstrução, nesse recomeço dos produtores rurais no Sul do país. A expectativa nossa é que possamos ajudar como for possível os nossos irmãos aqui no Sul”, declara Wagner de Souza.

O técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio) Marcelo Nogueira, é de Minduri, no Sul de Minas. Ele disse que se sente motivado a fazer parte da reconstrução do agro nas áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além de seu conhecimento técnico, ele espera levar calor humano em seus atendimentos.

“Eu me coloco no lugar dessas pessoas, que perderam animais, suas produções, e eu quero muito poder ajudar a recuperação dessas unidades produtivas, levando o nome do Sistema ao povo gaúcho”. Inicialmente, o Marcelo espera passar 30 dias atendendo às demandas de produtores rurais.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, avalia que a campanha mostra a força e a união do agro. "Essa iniciativa é uma importante ação em apoio aos nossos amigos produtores do Rio Grande do Sul, disponibilizando conhecimento técnico e fortalecendo parcerias que irão colaborar para que as pessoas daquela região, que produzem alimentos, recuperem seus negócios rurais."

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., destaca que a missão visa apoiar a recuperação das atividades rurais na região, oferecendo suporte técnico e conhecimento especializado para enfrentar os desafios causados pelas enchentes. “Nossa participação faz parte do projeto liderado pela CNA/SENAR Nacional para colaborar nas ações de reconstrução do agro do estado. Estaremos firmes e solidários nessa importante missão para o restabelecimento das atividades do campo e apoio aos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Agradecemos aos instrutores e técnicos de campo que prontamente atenderam nosso pedido”.