Compartilhe


StartupDay movimenta Sistema Faemg Senar

STARTUPDAY
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO E PAULO BRÊTTAS REZENDE , DE BELO HORIZONTE
30/06/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Encontro possibilitou que empresários conhecessem todo o trabalho desenvolvido pela instituição em favor dos produtores rurais

 

A sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte, foi o destino de nove startups que estão revolucionando o setor agropecuário com soluções tecnológicas e sustentáveis. O encontro proporcionou um ambiente de networking e conhecimento e permitiu que os colaboradores do Sistema e empreendedores se conectassem para debater sobre as necessidades do produtor rural mineiro. A iniciativa da NovoAgro em parceria com a Faemg fortalece o compromisso com a transformação digital do agronegócio, impulsionando a inovação e o progresso na indústria agrícola.

Uma das startups que participou do StartupDay é a Dronefy, que desenvolve soluções voltadas para aplicação aérea de agentes biológicos na lavoura por meio de drones, o que oferece ao agricultor um método eficiente e econômico de garantir a qualidade e segurança da plantação e ainda ajuda a estabelecer o equilíbrio entre as pragas e seus inimigos naturais no cultivo.

A Diretoria do Sistema Faemg Senar prestigiou o evento StartupDay

O presidente da empresa, Jovenildo Carvalho, ressalta que é um “importante momento para falarmos sobre controle biológico, inovação e tecnologia. E essa oportunidade só está acontecendo por estarmos no portfólio da NovoAgro, que é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar, que em conjunto estão levando soluções tecnológicas e sustentáveis para os produtores e produtoras rurais do nosso estado.”

Proximidade

Outra startup presente no evento é a BaseAG, uma desenvolvedora de créditos de carbono e de soluções verdes especializada no segmento do agronegócio. Ela conecta as empresas que buscam reduzir e/ou compensar suas emissões aos produtores rurais que desejam emitir créditos de carbono.

João Felipe Ribeiro, é o diretor financeiro da BaseAG e afirma que a empresa sempre teve a expectativa de conhecer de forma mais profunda o trabalho realizado pela Faemg, em especial, os aspectos referentes ao tema da sustentabilidade. “Vale dizer, que a Base Ag compreende que as atividades em torno do desenvolvimento sustentável são fruto do trabalho conjunto de diferentes frentes dentro da instituição. Assim, é nutrida a expectativa de diálogo com as demais frentes que estão relacionadas ao tema.”

Nelson Bernardi, CEO da Pecuária Brasil Assessoria, explicitou que o evento aproximou as startups do portfólio da NovoAgro do Sistema No encontro, foi possível identificar as demandas que a instituição possui e as melhores maneiras de impactar positivamente os produtores rurais. Além disso, segundo o CEO, a participação no Startup Day evidencia muitas oportunidades para um trabalho conjunto com o a Faemg e o Senar para integrar soluções tecnológicas ao dia a dia da produção rural.

 

Equipe Faemg

Durante o evento StartupDay, um grupo de profissionais do Sistema Faemg Senar apresentou aos empreendedores como se desenvolvem os programas internos e externos ligados às atividades de Extensão (ATeG), meio ambiente e sustentabilidade. Também foi discutida a relação entre a federação e as agroindústrias, bem como o mercado de créditos de carbono no agronegócio de Minas Gerais. Participaram do encontro do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia; o superintendente administrativo-financeiro, Adriano Cunha, o chefe de gabinete do Sistema Faemg Senar, Silas Canedo, e o coordenador de Comunicação Rogério Maurício Pereira.

De acordo com o CEO da NovoAgro Ventures, Léo Dias, o evento permitiu uma valiosa oportunidade para os empreendedores presentes estabelecerem contato direto com a maior federação do setor, e os produtores rurais por ela representados. “Ao unir tecnologia e inovação, essas startups buscam contribuir para o desenvolvimento do agronegócio mineiro, um importante motor da economia brasileira. Com soluções que promovem a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade, o objetivo é impulsionar o setor, garantindo cada vez mais lucratividade e qualidade na produção agrícola do estado”, avaliou Dias.

 

}