Compartilhe


Você não deve parar de beber leite!

LEITE
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
29/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Você não deve parar de beber leite. E nós vamos te falar os motivos.

O consumo diário de leite integral é capaz de suprir até 30% das necessidades de cálcio para um adulto. A bebida também é uma fonte acessível de proteínas, das vitaminas A e B12, de zinco, magnésio e de nutrientes que auxiliam no fortalecimento ósseo e fortalecimento muscular, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Outro benefício é que no caso do leite de ruminantes, como as vacas, cabras e búfalas, há a presença de Ácido Linoleico Conjugado (CLA). A substância é capaz de proteger o organismo contra tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória. Estudos científicos, inclusive, indicam que a gordura do leite também pode reduzir os riscos de obesidade, diabetes tipo 2 e síndromes metabólicas como colesterol baixo e triglicérides alta.

Economia em destaque

Para além dos benefícios à saúde, o leite é fundamental para a economia do Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil é o 3º maior produtor do mundo, com mais de 34 bilhões de litros por ano;

Atualmente, 98% dos municípios brasileiros têm produtores de leite e há mais de 1 milhão de pequenas e médias propriedades produtoras no país. Conforme o Mapa, cerca de 40% dos postos de trabalho no meio rural são gerados pelo agronegócio do leite. Todos estes resultados são obtidos com boas práticas para garantir segurança e qualidade na pecuária leiteira.

Os processos de ordenha das vacas seguem as Instruções Normativas 76 e 77, com foco na sustentabilidade e bem-estar animal, e seguindo algumas diretrizes:   

- Usar racionalmente água e insumos;  
- Fazer uso eficiente de energia;  
- Cumprir a legislação ambiental;  
- Reduzir a emissão de gases de efeito estufa.  
- Manter os animais livres de sede, fome, desnutrição, desconforto, dor, injúrias, doenças e medo, garantindo padrões normais de comportamento;  
- Planejar a infraestrutura da propriedade para que permita o comportamento natural do rebanho.  
 

}