O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.
Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)
Criado em 2013 pelo Senar Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) iniciou suas atividades em Minas Gerais em 2016. O programa oferece assistência técnica mensal e personalizada aos pequenos e médios produtores, ajudando na gestão da propriedade e na adoção de boas práticas produtivas. Desde o início de suas atividades em Minas Gerais, o Programa ATeG já atendeu milhares de propriedades rurais, promovendo a transformação do campo e fortalecendo diversas cadeias produtivas.
Evolução do atendimento
Desde o início de suas atividades em Minas Gerais, o Programa ATeG já atendeu milhares de propriedades rurais, promovendo a transformação do campo e fortalecendo diversas cadeias produtivas.
2024: 18.948 propriedades atendidas
Público-alvo
O ATeG é direcionado a pequenos e médios produtores que nunca receberam assistência técnica e gerencial regular. O acompanhamento pode durar de um a quatro anos, dependendo do projeto e cadeia produtiva.
Cadeias atendidas
Agroindústria (Derivados lácteos, cana-de-açúcar, carnes e embutidos)
Apicultura
Avicultura
Bovinocultura de Corte
Bovinocultura de Leite
Caprinocultura
Cafeicultura
Fruticultura
Grãos
Olericultura
Ovinocultura
Piscicultura
Silvicultura
Depoimentos
“O programa é excelente e transforma vidas! Vi diversos apicultores, assim como eu, colherem grandes benefícios. Antes, eu conhecia muito pouco os apicultores daqui, mas o suporte do ATeG nos aproximou.”
Luís Antônio Ribeiro Scudeler, apicultor de Santa Rita do Sapucaí (MG).
“Participar do ATeG Café+Forte foi a melhor decisão que eu poderia tomar. Foi só após a minha participação no programa que pude evoluir na produção de café e conquistar a pontuação de 85,25 no Prêmio Cupping, garantindo o primeiro lugar. Foi uma satisfação enorme. Sem o ATeG, estaríamos de mãos e pés atados, trabalhando em vão e no escuro. O ATeG ajuda demais, e eu pretendo crescer ainda mais até o encerramento do programa, previsto para o ano de 2026." O produtor rural Jurandir de Souza, de Taparuba (MG), e o técnico de campo Jone Marques.
"Antes, eram só quatro vacas em lactação. Com a orientação que recebi da técnica do ATeG, investimos na melhoria do alimento do rebanho. O que utilizávamos antes era de uma qualidade muito inferior e isso estava interferindo na produção. O investimento em silagem no primeiro ano do programa também foi fundamental para a melhoria nos anos seguintes." O produtor rural Gentil de Oliveira, de Braúnas no Vale do Rio Doce (MG), e a técnica de campo Amanda de Souza.
Metodologia de atendimento
1. Diagnóstico Produtivo Individualizado
Etapa de conhecer a realidade da propriedade rural, através do levantamento das informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações a serem acompanhadas.
2. Planejamento Estratégico
A partir das informações do diagnóstico, produtores rurais e técnicos estabelecem as metas e os objetivos para a atividade produtiva em atendimento.
3. Adequação Tecnológica
Etapa de execução das orientações planejadas e repassadas pelo técnico de campo, para melhoria do processo produtivo e gerencial, utilizando as ferramentas desenvolvidas pelo Senar.
4. Capacitação Profissional Complementar
Para auxiliar na adoção de tecnologias e melhoria de processos, o Senar oferece cursos de Formação Profissional Rural (FPR) para os produtores atendidos.
5. Avaliação Sistemática dos Resultados
Consiste no processo de avaliação do desempenho da propriedade ao longo do ciclo de produção, transformando informações coletadas em indicadores de desempenho.
O que buscamos
Assistência Técnica e Gerencial individualizada
Melhoria da Produtividade e Renda dos produtores rurais
Sustentabilidade ambiental, econômica, social e profissional
Aplicação de Tecnologias inovadoras e sustentáveis
Foco no calendário sazonal de cada cadeia
Foco no processo sucessório e bem-estar da família
Acompanhamento periódico dos resultados
Capacitação continuada do produtor rural
Projetos atendidos
Projeto Inclusão Produtiva: direcionado a pequenos produtores em estágio inicial, visando a introdução ao programa tradicional de ATeG.
Agronordeste
Incentivo Expansão
Incentivo Mais ATeG
Pós ATeG
ATeG Parcerias
O produtor rural atendido também terá diversas oportunidades:
• Participação em dias de campo, eventos e palestras; • Participação em cursos e capacitações de Formação Profissional Rural; • Concursos de qualidade como o Cupping de Cafés Especiais e Avaliação Técnica de Queijos; • Programa de habilitação sanitária de agroindústrias.