Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Atendimentos para o produtor no Sistema FAEMG Itinerante

FEVASF
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
04/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

As assessorias do Sistema FAEMG desembarcaram na cidade de São Francisco, com o Projeto Sistema FAEMG Itinerante. Os colaboradores e gestores deram palestras e fizeram atendimentos, tirando dúvidas e orientando os produtores rurais sobre diversos temas que impactam as atividades no campo. O projeto foi realizado nesse sábado (2), durante a 13ª Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (FEVASF).

“Estamos reintroduzindo o projeto, que é a visita do Sistema FAEMG às regionais, e já começamos com chave de ouro. O objetivo é atender e conversar com o produtor, fazendo um sistema sindical rural eficiente. Só indo à base, junto ao produtor, que os funcionários do Sistema FAEMG identificam realmente onde estão os gargalos do produtor e mostrar o que temos a oferecer, atuando para facilitar a vida deles. Em eventos deste porte, com atendimentos individualizados, é que a gente atinge o objetivo do Sistema”, destacou o assessor jurídico da FAEMG, Francisco Simões.

Foram centenas de atendimentos sobre E-Social, dívidas rurais, crédito rural, legislação trabalhista e ambiental, aposentadoria rural, imposto de renda, cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de produtos e soluções FAEMG.

Participaram da ação a advogada Mariana Maia; a assessora econômica, Aline Veloso; a gerente de sustentabilidade, Mariana Ramos; o gerente de Produtos e Serviços, Adriano Cunha, e o analista de arrecadação do SENAR MINAS, Senilson Silva.

“Foi muito importante levar o Sistema FAEMG Itinerante à FEVASF. Foi um momento ímpar para o produtor rural ter à disposição profissionais para tirar dúvidas diversas que impactam a atividade rural”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Dirceu Martins.

Confira depoimentos de participantes

O produtor de gado de corte e venda de novilhas Constantino Neto foi um dos visitantes que buscou informações sobre soluções para atenuar os valores gastos com energia elétrica. Ele almeja manter a produtividade e reduzir custos.

“Essa visita foi proveitosa ao produtor rural, que nem sempre tem amplo conhecimento dos benefícios que temos, como o desconto do salário educação, redução da energia, negociação de dívidas, entre outros. Isso é importante e ajuda muito. Pagamos uma conta de energia alta, e o desconto já ajuda muito. Tudo que vier de informação e conhecimento é mais um incentivo ao produtor”.

“Foi muito bom! O pessoal é muito esclarecido e tem vontade de informar as coisas para a gente. As contas de energia estão vindo muito altas, e a ideia é economizar. Acho importante ter essas informações. Os novos conhecimentos ajudam no dia a dia da nossa propriedade”, afirmou o pecuarista de gado de leite e corte Cristóvão Ribeiro de Souza. Ele buscou informações sobre os produtos da FAEMG Digital para desconto na conta de energia elétrica.

“Passei pelos atendimentos sobre E-Social, aposentadoria do segurado especial e energia solar. Vai ajudar muito no dia a dia do meu negócio. Algumas dúvidas que eu tinha, até mesmo antes deles abordarem nas palestras, a equipe aproveitou para esclarecer. O que a gente quer é fazer tudo certinho, de acordo com a legislação. Muitas das vezes a gente erra por falta de informações”, contou a produtora de gado de corte Marlene Viera Rodrigues, da cidade de Pedras de Maria da Cruz.

“Ótimas palestras e atendimento muito atencioso. Tirei muitas dúvidas, que vou também repassar a outros produtores. Busquei informações sobre energia solar e também desconto na tarifa. Qualquer abatimento que tiver nas contas ajuda a gente a seguir produzindo, com custos mais baixos. O produtor rural vive com margem muito pequena, então qualquer valor ajuda demais para reinvestir na propriedade”, comentou o produtor de leite José Carlos de Almeida.

}