Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Carreta da Saúde chega em Machado

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR LUCIANA GRILLO, DE PASSOS
31/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O programa Saúde Itinerante, promovido pelo Sistema Faemg Senar, chegou à cidade de Machado, oferecendo atendimentos de saúde direcionados às áreas rurais. Realizada em parceria com o Hospital do Amor de Barretos, o Sindicato dos Produtores Rurais de Machado, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé) e com o apoio da Prefeitura Municipal, a ação ocorre hoje e amanhã. Uma carreta equipada com consultórios móveis está no local, para garantir exames preventivos gratuitos para a população rural. O atendimento está organizado com equipes de enfermeiros, técnicos de saúde e voluntários que prestam suporte aos pacientes.

Entre os produtores rurais, a recepção foi positiva, marcada por expressões de alívio e satisfação. A produtora Maria Aparecida de Assis Silva realizou o exame de pele e falou sobre o alívio após o atendimento. “Eu estava muito preocupada, porque já tinha marcado dermatologista várias vezes e ainda não tinha conseguido atendimento. Cheguei aqui, e a mocinha me disse: ‘Pode ficar tranquila, é benigno. Ai, para mim foi uma maravilha, já não vou morrer disso!", relatou Maria Aparecida.

Ela considerou a carreta uma oportunidade única para quem mora na zona rural: "Se não fosse essa carreta, eu não teria descoberto essa felicidade de não ter problema grave. Teria que esperar sabe quanto? Mais um ano, ou teria que pagar", completou.

 A produtora Maria Aparecida de Assis Silva estava muito preocupada com manchas na pele e ficou aliviada após ser examinada: "Graças a Deus"

 

Outro participante, o produtor rural Carlos Roberto Caixeta, destacou o valor da prevenção como principal motivo para participar do evento. "Eu sou produtor rural, vim aqui para fazer um exame para a gente prevenir de muitas coisas, né? Muitas doenças. A gente tem que prevenir sem ter nada, né? Porque o importante é prevenir antes, porque depois que já tem, é mais difícil", explicou.

O produtor rural Carlos Roberto Caixeta já participou do programa ano passado e voltou para atualizar os exames preventivos

Robson Leal Pereira, trabalhador rural, escritor e comediante, também aproveitou para realizar exames de pele e PSA. "Acho importantíssimo a gente fazer esse exame preventivo. Tem que cuidar da saúde enquanto é tempo; não adianta esperar e agravar lá na frente. Realmente é muito importante a gente estar sempre fazendo esse tipo de exame", comentou Robson, reconhecendo a importância da ação.

Robson Leal Pereira, trabalhador rural e artista fez PSA e exame de pele

Ivanildo Fidelis Ferreira, produtor rural, foi ao evento para realizar exame de sangue e destacou a relevância do atendimento preventivo. Ele afirmou: "Ah, muito bom, né? Porque a gente anda muito desprevenido, né? Tem que aproveitar!" Para ele, exames preventivos são essenciais, especialmente para quem trabalha no campo.

Ivanildo Fidelis Ferreira, produtor rural

A produtora Rosalina Serafini realizou papanicolau, mamografia e exame de pele. "Isso é muito bom, muito importante, porque diminui a fila do SUS. As pessoas ficam esperando mamografia por um bom tempo, e aqui já é prático, faz tudo de uma vez. A gente não perde tempo, aproveita tudo num dia só." A filha dela, Kamily Vitória Serafine "Eu vim acompanhar a minha mãe e trouxe minhas tias que moram na roça. Está valendo a pena vir aqui e acompanhar", comentou Kamily.

A produtora Rosalina Serafini e a filha Kamily Vitória, que acompanhou a mãe e as tias para os exames

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Machado, Luiz Gonzaga Xavier, a iniciativa é fundamental para promover a saúde dos trabalhadores do campo. "Nós estamos trazendo exames gratuitos para o produtor rural, visando a melhoria da saúde do homem do campo, com exames preventivos que promovem uma melhor qualidade de vida na zona rural", declarou Xavier, reforçando o compromisso com a saúde rural.

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Machado, Luiz Gonzaga Xavier

O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Caixeta, celebrou a parceria entre o município, o Sistema Faemg Senar e a Cooxupé. "Estamos aqui acompanhando esse trabalho prestado à população machadense, em especial aos moradores da zona rural, pela qual temos muito carinho. Esse trabalho facilita ainda mais nossa assistência com exames como papanicolau, PSA e mamografia. Nossa população está sendo assistida, e isso vai nos ajudar a dar celeridade nas demandas de exames básicos aqui em Machado", comentou Rafael.

Laís Araújo, gerente de negócios da Cooxupé em Machado, também reforçou a importância da ação, que atende tanto cooperados quanto produtores não-cooperados da região. "Estamos proporcionando o programa Saúde Itinerante para os cooperados da Cooxupé, que inclui não só o município de Machado, mas também Carvalhópolis e Poço Fundo. Essa parceria é muito importante para cuidar da saúde tanto do homem quanto da mulher, aproveitando o Outubro Rosa e o Novembro Azul", destacou.

O evento permanece em Machado até sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.