O Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança (Sindiboa), em parceria com o Sistema Faemg Senar, reuniu mais de 180 mulheres no 4° Encontro das Mulheres do Agro de Boa Esperança. O evento destacou o crescimento da liderança e inovação feminina no agronegócio e contou com o apoio de diversos parceiros da região.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, essas iniciativas enriquecem a comunidade feminina com novos conhecimentos e experiências, além de fortalecerem as conexões entre as mulheres do setor. “O evento é fundamental para conectar as mulheres ligadas ao agronegócio de Boa Esperança e região, promovendo uma rica troca. É um momento que reforça o protagonismo feminino. Esta iniciativa é muito positiva, pois destaca o trabalho que as mulheres estão realizando no campo e reforça uma nova visão sobre o agronegócio,” explicou.
Durante o encontro, a gerente da Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, conduziu uma palestra sobre as novas ações do Sistema para as mulheres, destacando iniciativas que promovem a igualdade e o reconhecimento no campo. “O encontro de mulheres em Boa Esperança foi bastante inovador ao criar um ambiente muito acolhedor para receber a todas, além da feira para que elas pudessem expor seus produtos. Vimos a alegria e uma grande participação de todos os envolvidos e participantes. Deixo aqui os meus parabéns ao Sindiboa por incentivar a participação das mulheres na atividade,” disse.
O encontro também contou com o "Cafés com Elas", um mini festival que ofereceu degustação e venda de cafés, queijos e guloseimas produzidas por mulheres da região. Em seguida, o barista João Paulo e o Q-grader Gilmar Cabral conduziram um workshop sobre bebidas à base de café, compartilhando técnicas e orientações com o público. A produtora rural e vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro – FAESP, Juliana Alcazar Farah, também realizou uma palestra motivacional sobre Inovação e Liderança Feminina no Agro.
O vice-presidente do SindiBoa, Henrique Pacheco, expressou sua satisfação com o sucesso do encontro e agradeceu a todos que tornaram o evento possível. “É uma alegria para nós, do Sindiboa, realizar este evento que visa apoiar este grupo de produtores, incentivando o constante desenvolvimento por meio do intercâmbio de ideias e técnicas, além de promover a valorização das mulheres do campo. Desde a primeira edição, o Sindiboa vem apoiando constantemente para que este grupo de mulheres cresça cada vez mais. A adesão ao evento foi impressionante, com o suporte de várias empresas que nos ajudaram a proporcionar um ambiente acolhedor. Estamos animados para a realização de mais eventos como este em parceria com o Sistema Faemg Senar”, finalizou.