Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Encontro de Técnicos e Supervisores do ATeG

FEVASF
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
01/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Ao longo de três dias, técnicos de campo e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Projeto AgroNordeste, na regional Montes Claros do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, participaram de um encontro para apresentar as ações desenvolvidas junto a produtores rurais de diversas cadeias produtivas. O encontro ocorreu durante a 13ª Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (FEVASF) e contou com as presenças do presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, e do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif.

"Minas tem potência produtiva em todos os setores e é preciso, cada vez mais, trabalhar para que o produtor atendido pela ATeG tenha sempre acesso ao que for melhor. Por isso, o trabalho do técnico de campo e do supervisor precisa seguir bem alinhado com o escopo do programa. E é no interior que se sente a realidade e as dificuldades do produtor rural", afirmou o presidente do Sistema FAEMG aos participantes.

Para Nascif, o trabalho está sendo muito bem-feito e a proposta do SENAR MINAS de transformar vidas e realidades está sendo atingida. “Temos aumentado a receita desses produtores, reduzindo custo de produção, ampliando a margem de rentabilidade e melhorando produção, produtividade e qualidade dos produtos. Também já estamos atuando nos principais desafios, que é escoar a produção e vender melhor. Para isso, estamos agregando mais valor aos produtos, aproximando o produtor do consumidor final”, explicou Nascif.

Também acompanharam as apresentações o gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Rocha; os analistas técnicos Ricardo Tuller e Wender Guedes e os gerentes regionais Dirceu Martins (Montes Claros) e Luiz Rodolfo (Araçuaí).

Resultados

Ao todo, 51 técnicos e cinco supervisores participaram do encontro. Cada técnico teve cerca de 15 minutos para expor o seu trabalho, os resultados alcançados com os produtores e pontuar as principais demandas que ainda precisam ser melhoradas. No último dia do encontro, somente os supervisores apresentaram, apresentando à diretoria do Sistema FAEMG um balanço de toda a assistência e colocando em debate novas ideias para que as ações sigam em pleno crescimento.

“Os técnicos tiveram a oportunidade de mostrar para toda a diretoria que, apesar das dificuldades encontradas ao longo de meses de trabalho, foram realizadas várias ações, que se transformaram em belos resultados. O encontro também permitiu a troca de informações entre os técnicos, muitos até da mesma cadeia produtiva, mas de municípios diferentes”, destacou a supervisora de cadeias diversas pelo Projeto AgroNordeste, Abigair Duarte.

Norte de Minas

Nos dois primeiros anos de ATeG no Norte de Minas, foram 23 grupos atendidos em várias cadeias produtivas. O atual ciclo conta com 43 grupos e ainda devem começar mais 31 novas turmas neste ano.

Atuando na olericultura em Matias Cardoso há dez meses, a técnica Jaciara Soares Freitas já vê mudanças positivas na atividade, que é o plantio de pimentas. Para ela, apresentar um pouco do trabalho executado fortalece a continuidade do programa.

“Este encontro foi de troca de conhecimentos e de apresentar dificuldades que enfrentamos. Cada técnico pode tirar dúvidas e conhecer um pouco mais de cada cadeia produtiva. Volto para Matias Cardoso fortalecida para oferecer uma assistência técnica e gerencial ainda melhor aos produtores rurais. Tenho certeza que vai engrandecer demais cada um de nós profissionalmente”, afirmou.

“Apesar de acompanharmos os relatórios, é muito interessante o encontro para trazer ao nosso conhecimento, por meio da apresentação de cada técnico, os resultados de cada grupo. Dessa forma podemos ver as demandas e as dificuldades em campo para melhorar cada vez mais a assistência técnica. Tivemos muitas reuniões on-line devido à pandemia. Agora, com a reabertura dos eventos, é muito importante estar próximo, porque conseguimos pontuar outras informações que, às vezes, a gente não consegue por reuniões on-line ou telefone. Isso tudo é importante para o sucesso dos resultados e objetivos do programa de assistência técnica e gerencial”, afirmou o analista de ATeG, Ricardo Tuller.

AgroNordeste

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Sistema CNA/SENAR. Em Minas Gerais, o AgroNordeste é desenvolvido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com os Sindicatos Rurais.

 

}