Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Equipe de Águas Formosas conclui missão técnica em BH

MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
16/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A equipe campeã da 1ª Maratona Faemg Jovem, formada por jovens do município de Águas Formosas, no Vale do Mucuri, finalizou com êxito sua missão técnica em Belo Horizonte, no último sábado (15/6). A iniciativa, que teve como objetivo proporcionar aos participantes uma vivência profunda no universo da agropecuária mineira, foi recebida com entusiasmo pelos jovens e rendeu elogios da gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais.

"Os jovens se mostraram extremamente engajados e aproveitaram ao máximo a oportunidade. Foi uma experiência muito rica para todos os envolvidos", destacou Silvana. "Eles tiveram a chance de conversar com especialistas e autoridades, conhecer de perto diferentes modelos de produção e discutir os desafios e oportunidades do setor. Além disso, puderam compartilhar suas próprias experiências e mostrar o potencial da agropecuária na região do Vale do Mucuri."

Visão holística da agropecuária

A programação da missão técnica foi cuidadosamente elaborada pela equipe da gerência para oferecer aos jovens uma visão holística da agropecuária mineira. Ao longo de quatro dias intensos, a equipe de Águas Formosas teve a oportunidade de participar de eventos importantes do setor, como a Megaleite e o 6º Festival do Queijo Minas Artesanal.

As visitas à Assembleia Legislativa e à Cidade Administrativa permitiram aos participantes conhecerem o papel do poder público na formulação e implementação de políticas públicas para o setor. Já os passeios pela Lagoa da Pampulha e pelo Circuito Praça da Liberdade e Mirante do Mangabeiras proporcionaram momentos de lazer e contato com a cultura e a história de Belo Horizonte.

 

Equipe conheceu a Assembleia Legislativa de Minas Gerais 
Ainda na Assembleia, jovens foram recebidos pelo deputado Antônio Carlos Arantes em seu gabinete

Um dos momentos mais marcantes da missão foi a reunião com o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo. Durante o encontro, presidente ressaltou a importância da participação dos jovens no desenvolvimento do agronegócio mineiro e parabenizou a equipe pela conquista na Maratona Faemg Jovem.

Durante a Megaleite, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, também se encontrou com os jovens de Águas Formosas. Eles puderam discutir as carências da região e apresentar soluções inovadoras para o desenvolvimento da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

"Esses foram momentos muito importantes, pois eles puderam ser ouvidos e ter suas ideias valorizadas", ressaltou Silvana. "Eles também tiveram a oportunidade de conhecer diferentes políticas públicas que estão sendo implementadas para o setor e saber como podem se beneficiar delas."

Secretário Thales Fernandes, da Seapa, também recebeu os jovens de Águas Formosas durante a Megaleite

Aprendizado e networking

A missão técnica proporcionou aos jovens um aprendizado enriquecedor sobre a complexa e dinâmica cadeia do leite em Minas Gerais. Por meio de palestras, workshops e visitas técnicas, os participantes puderam conhecer os diferentes elos da cadeia, desde a produção na propriedade rural até a industrialização e comercialização do produto final.

Além do conhecimento técnico, a missão também foi uma oportunidade valiosa para os jovens ampliarem sua rede de contatos e fazerem networking com profissionais do setor agropecuário. A equipe participou de diversos eventos e atividades que permitiram a troca de experiências e o estabelecimento de novas parcerias.

Momento de lazer e turismo no Mirante do Mangabeiras, em Belo Horizonte 

 

Encontro de Jovens na Megaleite 

A missão dos jovens de Águas Formosas terminou com a participação deles no Encontro de Jovens dentro da Megaleite. “O Encontro de Jovens foi a hora de conhecer o trabalho da Comissão de Jovens do Sistema Faemg Senar e também de buscar conhecimento técnico. Alguns deles trabalham com a pecuária de leite e o encontro foi voltado para este setor, mas foi ainda um momento de muita conexão e muito conhecimento, não só técnico, mas ressaltando a importância do jovem no mercado”, afirmou Silvana Novais.

Após o encontro os jovens foram participar do podcast no caminhão do CNA.

 

Equipe esteve no  1º Encontro Faemg Jovem e PUC Minas, promovido no sábado (15), pela Comissão Faemg Jovem e a Gerência da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar.

Compromisso com o Futuro

A Maratona Faemg Jovem é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar, por meio da gerente Silvana Novais, que visa estimular o empreendedorismo e a inovação no meio rural. A competição reúne equipes de jovens de todo o estado de Minas Gerais que desenvolvem projetos inovadores para o agronegócio.

A equipe vencedora da Maratona Faemg Jovem Águas Formosas retorna para o município com uma bagagem valiosa de conhecimento, experiências e contatos. O grupo está confiante de que poderá utilizar o que aprendeu durante a missão técnica para contribuir para o desenvolvimento da agropecuária em sua região.

Leia sobre a Comissão Faemg Senar Jovem durante a Megaleite no link: https://www.faemg.org.br/noticias/bovinocultura-de-leite-e-tema-de-encontro-da-faemg-jovem

}