Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Fevasf 2024: nova visão para o agro do Norte de Minas

FEVASF
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS/ EDIÇÃO: IZAMARA ARCANJO
17/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Uma nova visão para a atuação no campo, cada vez mais estratégica e focada na valorização rural. Esses foram os principais pontos defendidos durante os dois primeiros dias da 15ª Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (Fevasf), em São Francisco. O evento reúne produtores da região, empresas do ramo do agronegócio e instituições dedicadas ao apoio rural. O Sistema Faemg Senar é parceiro na realização do evento, coordenado pelo Sindicato Rural do município.

“O produtor rural precisa se orgulhar e começar a exercer sua força de agente político, na busca por melhores condições de trabalho e reconhecimento do agro mineiro. Essa é a terceira vez que eu estou aqui em São Francisco, vendo o sucesso e o tanto que a feira tem melhorado. Eu tenho certeza de que o PIB da cidade deve ser mais de 70% vinculado ao agronegócio. Então vamos juntar o útil ao agradável, e colocar na vida pública e política o partido do produtor rural”, afirmou o assessor da presidência do Sistema Faemg Senar, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), chamando a atenção para a força do produtor rural.

Em sua fala, Toninho de Pompéu destacou a importância do produtor rural 

Região com um dos maiores rebanhos do Norte de Minas, com mais de 230 mil bovinos, a feira busca efetivar a mudança de olhar dos produtores para a potencialidade do agro. A primeira palestra do evento debateu exatamente o planejamento estratégico para transformar a realidade das fazendas, diante dos desafios rotineiros da região.

“Este é um tema que determina tudo na propriedade. O sucesso dos produtores que tem planejamento é garantido. Estamos falando de uma indústria a céu aberto, então é preciso pensar estrategicamente. Aqui na região temos seca todos os anos. O problema para não ter sucesso na atividade não é a falta de comida ou falta de chuva, mas de planejamento”, pontua o supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Lucas Leocádio, palestrante na Fevasf.

Produtores aprenderam mais sobre gestão estratégica da fazenda  

Apresentando índices e dados de estudos, Leocádio levantou junto aos produtores na Fevasf os três principais pontos que merecem atenção na gestão do negócio rural: o gasto com concentrado; o gasto com volumoso e a mão de obra aplicada.

“Depois dessa fala dele, eu já estou fazendo os cálculos, fazendo orçamento, aqui mesmo na feira, para garantir agora o alimento que vou precisar no fim do ano, com a seca mais forte. Essa questão do planejamento é o que a gente mais erra. Eu perdi tudo por não ter feito bem essa leitura no ano passado”, relata o produtor Marco Antônio Gomes Cardoso, de Mirabela.

Estande do Sistema Faemg Senar dentro da Fevasf

Programação

Neste sábado (dia 18), a programação da Fevasf contará com dois momentos importantes. O primeiro deles, na parte da manhã, será o encontro “Um olhar para a nova sucessão familiar no campo”, mediado pela gerente da Mulher, Jovem e da Inovação do Sistema Faemg, Silvana Novaes. No retorno do almoço, ocorre o Encontro de mulheres do agro. A Fevasf segue até o dia 19, data destinada ao leilão de animais.