Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Futuro promissor para agronegócio do Campo das Vertentes

ENCONTRO TÉCNICO EM BARBACENA
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA / EDIÇÃO: IZAMARA ARCANJO
17/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Evento realizado pelo Sistema Faemg Senar, Sindicato Rural de Barbacena e Seapa no parque de exposições do município e atraiu 

autoridades de toda a região

O Sistema Faemg Senar e o Sindicato Rural de Barbacena, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveram um importante encontro técnico na tarde desta quarta-feira (15), no Parque de Exposições do município. O evento, realizado na mesma data da abertura da 55ª Exposição Agropecuária da cidade, reuniu autoridades, produtores rurais e representantes de diversas cidades do Campo das Vertentes para discutir as demandas e potencialidades do agronegócio na região.

“Produtores de diversos setores, desde a pecuária leiteira e de corte até criadores de equinos, ovinos, caprinos, aves e agricultores, estão presentes aqui, hoje, construindo uma excelente troca de saberes e experiências," declarou Renato Laguardia, 1º vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar.

Autoridades e produtores da região puderam conversar sobre o setor

 

Durante o evento, foram discutidos temas como a vocação agrícola da região, as oportunidades de mercado para os produtos locais e os desafios enfrentados pelos produtores rurais. Também foram apresentadas as políticas públicas e os programas de apoio disponíveis para o setor.

O encontro, que contou com a presença do secretário Thales Almeida, foi uma oportunidade para o diálogo aberto e transparente entre os diferentes atores do setor. "É fundamental que possamos ouvir as demandas dos nossos produtores. Passamos por um momento de crescimento no agro mineiro, com exportações para mais de 150 países com mais de 400 produtos. Um evento como esse vem consolidar a presença de Barbacena neste cenário”, disse Thales.

 

Thales Fernandes e Renato Laguardia em visita ao Pavilhão da Agroindústria

 

Uma região com grande potencial

O Campo das Vertentes é uma região com grande potencial para o agronegócio, com um clima favorável, solos férteis e uma boa infraestrutura logística. Além disso, é conhecida pela qualidade de seus produtos, como o leite, a carne e os grãos. No entanto, os produtores rurais da região ainda enfrentam alguns desafios, como a falta de acesso à crédito, a infraestrutura precária e a dificuldade de escoar a produção.

O Sistema Faemg Senar tem um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais. A entidade oferece diversos serviços aos produtores rurais, como capacitação, assistência técnica e acesso à crédito. "O nosso objetivo é fortalecer o agronegócio mineiro e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais", afirmou o 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia.

 

Renato Laguardia e Rubens Lobato, presidente do Sindicato Rural de Barbacena

 

A 55ª Exposição Agropecuária de Barbacena

A Exposição Agropecuária de Barbacena é uma das mais importantes do estado de Minas Gerais. O evento reúne expositores de todo o país e oferece aos visitantes uma ampla variedade de produtos e serviços relacionados ao agronegócio.

A programação da feira inclui torneio leiteiro, julgamento de gado holandês (com registro e sem registro), julgamento do gado de corte, apresentação de equinos das raças mangalarga, campolina e andaluz, fazendinha do instituto Federal Sudeste, exposição de ovinos, caprinos e torneiro leiteiro de cabras. Também será realizado rodeio de cavalo, touros e de carneiros para crianças.

Presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do estado, o deputado Coronel Henrique disse que o Campo das Vertentes é uma região com importância histórica para a agropecuária nacional, que merece atenção da administração pública. “Foi aqui o primeiro lugar do país onde se criou gado holandês. Já fomos o maior produtor de flores. Precisamos valorizar essa região, dando visibilidade para permitir a evolução desses produtores”, afirmou o deputado.

Prefeitos e autoridades do Campo das Vertentes se reuniram no parque de exposições

A 55ª Exposição Agropecuária de Barbacena estará aberta até o próximo domingo, 19 de maio. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Barbacena, com apoio do Sistema Faemg Senar. Nos pavilhões, dezenas de expositores de produtos relacionados ao campo, podem ser visitados pela população. Presença constante em eventos no interior do estado, o Sistema Faemg Senar está em um destes estandes, onde o produtor rural pode tirar dúvidas e conhecer os produtos e serviços oferecidos pela entidade.

“Nossa região é simples e nosso produtor está afastado de algumas vantagens de outras localidades do estado. Por isso, esse é um evento importante para nos dar visibilidade, mobilizando as prefeituras e as secretarias municipais para melhorar a qualidade de vida desses produtores”, disse o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Lobato.