Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Incentivo à piscicultura ornamental em Carangola

PEIXES ORNAMENTAIS
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
16/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Produtores recebem se capacitam e recebem apoio do município

Tanques feitos pela prefeitura para os produtores

De olho em um mercado em plena expansão, produtores rurais de Carangola, na Zona da Mata de Minas, estão apostando na criação de peixes ornamentais. Atendendo ao interesse do público e do poder executivo local, o Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola tem oferecido cursos na área, e os resultados já apareceram.

Aos 23 anos, Pablo Souza Aredes, da comunidade de Conceição, aposta que a atividade é promissora. “Meu tio já criou peixes ornamentais e deu muito certo. Meu pai se interessou pela área e isso me incentivou a fazer o curso”, contou. O jovem fez o treinamento para criação de peixes ornamentais em outubro de 2023 e iniciou a produção da espécie molinésia. Com sete matrizes, ele já produziu mais de 400 filhotes que estão prontos para a comercialização.

Já Danilo Cireli Lopes fez o curso em março deste ano, com um objetivo claro: “buscar uma atividade paralela à cafeicultura e que ajude na renda da propriedade", afirmou. Após o treinamento ele começou a criação e já faz planos para o futuro próximo. “Já estamos em contato com possíveis clientes. Agora é trabalhar e cuidar da qualidade dos animais para, em breve, termos um bom produto para oferecer”.

Quatro turmas já fizeram treimanemto sobre criação de peixes ornamentais em Carangola

Incentivo

Dezenas de produtores capacitados pelo Sistema Faemg Senar estão entre os 30 cadastrados pela prefeitura local para fazer parte do projeto que incentiva e fomenta a piscicultura ornamental em Carangola.

Um decreto municipal de novembro de 2023 prevê o auxílio para a criação de peixes “com eficiência e qualidade, seguindo as normas ambientais e capacitando os produtores”, como destaca o diretor de aquicultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Juarez Hosken Filho.

As ações da primeira etapa do projeto contemplam assistência técnica especializada e construção de 12 tanques de alvenaria. O Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola e o instrutor do Sistema Faemg Senar Guido Salardani estão participando ativamente da idealização e implementação do projeto.

“Em 2023 fizemos um dia de campo para que os produtores conhecessem a atividade e quase 200 pessoas participaram, se interessaram e já começaram suas criações. Apoiamos a iniciativa do prefeito Silas Vieira, e está dando certo. Já temos peixes no município e alguns produtores vendendo", contou a agente de desenvolvimento rural do SPR, Fernanda Azevedo Monteiro.

Participantes em curso promovido em Carangola - mulheres tem se destacado

Ela destaca que a entidade “acredita que Carangola pode se destacar na piscicultura ornamental e trazer uma nova fonte de renda agrícola, além do café e do leite”.

O instrutor Guido Salardani concorda com o potencial do município e lembra a viabilidade da atividade para a região. “Os produtores podem aproveitar a água e as áreas disponíveis para investir na piscicultura ornamental. Com esse projeto, eles estão começando da maneira correta, com licenciamentos ambientais e apoio técnico profissional”.

Juarez Hosken Filho salientou que o projeto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável, especialmente para a agricultura familiar, e que o apoio do Sistema Faemg Senar tem sido fundamental no processo. “Os cursos dão experiência aos produtores. Eu acompanhei um dos treinamentos, e é importante destacar a participação feminina no curso, assim como na cultura de agricultura familiar”.

Dia de campo sobre o tema reuniu dezenas de pessoas em 2023

Para o futuro, todos os envolvidos no projeto esperam que o município participe ativamente do Polo de Piscicultura Ornamental da Zona da Mata. A região é responsável por 70% da produção de peixes ornamentais do Brasil.