Uberlândia se consolida como um dos principais polos do agronegócio em Minas Gerais e no Brasil, desempenhando um papel fundamental na produção e distribuição de alimentos. Com uma malha de mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais, Uberlândia é um dos principais eixos de escoamento da produção agropecuária do Triângulo Mineiro. No entanto, a manutenção dessas vias é essencial para garantir a eficiência do transporte de grãos, pecuária de corte, leite e hortifrúti, produtos de grande relevância para a economia local e nacional.
Diante dessa realidade, um estudo desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq-Log/USP), apontou Uberlândia como uma das oito regiões prioritárias para um diagnóstico detalhado das estradas vicinais no país. A cidade foi a única selecionada no Sudeste, evidenciando sua importância estratégica.
Especialistas da Esalq-Log participaram de encontros com produtores rurais, transportadoras, representantes de sindicatos e de secretarias de Agricultura da região, para o levantamento de dados. As reuniões foram organizadas pelo Sistema Faemg Senar e o Sindicato Rural de Uberlândia. “Na primeira etapa deste estudo foi criado o Índice de Priorização de Estradas Vicinais (IPEV), considerando diversas variáveis como produção, índice de chuvas, qualidade das estradas, empregos rurais, entre outras, que apontou as regiões prioritárias. Agora, os especialistas ouviram os principais usuários das estradas vicinais e aplicaram um formulário de avaliação e identificação de gargalos, com o apontamento de soluções”, explicou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller. Mais de 30 formulários foram respondidos em Uberlândia.
Levantamento
Nas oito regiões selecionadas, o levantamento de informações desenvolvido pela CNA e pela Esalq-Log fornecerá dados essenciais para embasar políticas públicas que visem a melhoria da infraestrutura viária, garantindo maior fluidez no transporte agropecuário.
Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, a escolha do município para o estudo reforça a pujança econômica da região e a necessidade de ações concretas. “Este trabalho é importante para termos um plano de melhoria das estradas vicinais”, afirmou.
Além da vocação agropecuária, Uberlândia se destaca como um polo de tecnologia no setor, abrigando grandes empresas e centros de pesquisa que impulsionam a inovação no campo. Combinada à sua localização estratégica e à forte densidade produtiva, essa característica reforça a necessidade de um sistema logístico eficiente para garantir que a cidade continue desempenhando um papel central no agronegócio mineiro e brasileiro.
“A partir das informações levantadas pelo estudo, espera-se que governos e entidades do setor possam direcionar investimentos para modernizar a infraestrutura logística da região, assegurando a competitividade do agronegócio e fortalecendo ainda mais a posição de Uberlândia como um dos principais polos produtivos do Brasil”, destaca Tuller.
Além de Uberlândia, as outras regiões selecionadas foram Imperatriz (MA), Guamá (PA), Itumbiara (GO), Porto Seguro (BA), Dourados (MS), Guarapuava (PR) e Parecis (MT).