Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Senar leva tecnologia de drones para universidades

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR SHEILA MARQUES, DE PATOS DE MINAS
01/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Parceria estratégica gera conhecimento de ponta para produtores rurais e pesquisadores da região de Patos de Minas.

Em busca de aprimorar a pesquisa e a extensão universitária, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Patos de Minas, encontrou no Sistema Faemg Senar um parceiro estratégico para capacitar seus alunos e professores no uso de drones. A iniciativa, que atende a uma demanda crescente do mercado, tem como objetivo impulsionar o agronegócio da região e preparar profissionais para os desafios do futuro.

A aquisição de um drone pela UFU revelou a necessidade de um treinamento especializado para operar o equipamento de forma eficiente. Diante disso, a instituição firmou uma parceria com o Sistema Faemg Senar, que, por meio do instrutor Luan Viana dos Santos, oferece cursos de Operação Básica de Aeronaves Não Tripuladas.

De acordo com Luan Viana, a região de Patos de Minas tem apresentado um aumento significativo na procura por treinamentos com drones, impulsionada pelo interesse dos produtores rurais em otimizar suas operações e aumentar a produtividade. "A demanda aqui é uma das maiores, impulsionada pelo interesse crescente dos produtores rurais em otimizar suas operações com o uso de tecnologias avançadas. Isso reflete a urgência de modernização do agronegócio e a busca por maior produtividade”, explica Luan.

Para Matheus Gomes, assessor da reitoria da UFU, o curso tem sido fundamental para a integração dessa nova tecnologia nos cursos de pós-graduação e projetos de pesquisa da universidade, que buscam atender às necessidades do campo, utilizando tecnologias como inteligência artificial e visão computacional. "O drone é uma ferramenta que gera dados valiosos para diversas áreas, como mapeamento de biomassa e detecção de doenças por exemplo", destaca.

Preparação para o futuro

Atualmente, o Sistema Faemg Senar oferece três tipos de treinamentos voltados para o uso de drones: Operação Básica, Mapeamento e Interpretação de Imagens Agronômicas, e Aplicação de Defensivos Agrícolas via Pulverização. Cada um desses cursos tem sido essencial para modernizar as práticas agrícolas e preparar os produtores para o futuro do agronegócio.

A utilização de drones na agricultura tem gerado impactos significativos, principalmente na economia da área que abrange a regional de Patos de Minas. "Desde o mapeamento de áreas até a pulverização, o uso de drones melhora a precisão das atividades no campo e ajuda a suprir a falta de mão de obra, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade," explica o instrutor Luan Viana.