Teve início esta semana a auditoria para renovação da certificação ISO 9001, que se consolidou como um importante marco de qualidade para os cursos de capacitação e programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar. Com a missão de garantir melhorias contínuas, a instituição mantém a certificação há mais de 20 anos, evidenciando sua vocação em oferecer serviços cada vez mais qualificados aos produtores rurais e contribuir com o desenvolvimento do setor agropecuário mineiro.
“A filosofia da qualidade é uma prática que faz parte do dia a dia do Senar Minas. Está presente em nosso DNA e se traduz na busca permanente da melhoria para garantir que nossos serviços atendam às expectativas dos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Seguiremos firmes no propósito de manter a certificação, e atentos ao processo de modernização da agropecuária e necessidades do mercado de trabalho rural”, destacou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
A auditoria para a renovação da ISO 9001 é realizada anualmente em duas etapas: uma auditoria interna, conduzida por colaboradores do Sistema de Gestão da Qualidade, e uma auditoria externa, conduzida pela empresa DNV Business Assurance. Esta segunda etapa teve início na segunda-feira (4/11), envolvendo entrevistas com superintendentes, gerentes e coordenadores, que passaram pela avaliação em áreas como Planejamento, Programa de Assistência Técnica e Gerencial, Formação Profissional Rural, Supervisão, Certificação e Recursos Humanos.
“A busca pela certificação é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar voltado para o uso de ferramentas de gestão que permitam melhorar os processos internos, reduzir custos, gerenciar os riscos ao não atingir os resultados esperados, ser mais eficaz na entrega de serviços de qualidade e alcançar resultados de maneira sustentável, obtendo, assim, a satisfação dos produtores rurais”, destaca a gerente de Administração e Finanças, Ana Lúcia de Angelis. De acordo com o SGQ, 93% dos clientes recomendariam os cursos oferecidos pela instituição.
Além de Belo Horizonte, onde está a sede do Sistema Faemg Senar, a auditoria se estenderá ao longo da semana nas regionais de Varginha, Passos e Sete Lagoas, permitindo uma análise minuciosa da aplicação dos padrões de qualidade em cada uma delas.