Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe

Sistema Faemg e Cooxupé reafirmam parceria na FEMAGRI

FEIRA
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS; LUCIANA TRINDADE, DE VARGINHA
05/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Depois de dois anos em ambiente virtual, a FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) da Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé) volta em formato presencial. Com o tema “Solução e Segurança para o Cooperado”, a feira acontece de 8 a 10 de fevereiro, em Guaxupé. Durante a abertura, o Sistema Faemg Senar, parceiro da cooperativa na capacitação dos produtores e trabalhadores rurais, renovará seu convênio com a entidade para as ações de 2023.

A FEMAGRI foi criada em 1997 com o intuito de prestar serviços ao cafeicultor no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas e hoje é referência nacional em feiras para a cafeicultura. Em 2023 chega a sua 22ª edição. O evento é reconhecido pela sua organização, estrutura e pela presença de autoridades do setor cafeeiro e das maiores empresas expondo seus produtos e serviços para uma grande multidão de visitantes. A expectativa dos organizadores é que o evento atraia mais de 30.000 pessoas.

Estrutura ampla fornece centenas de opções para os produtores buscarem negócios e conhecimento na feira

Convênio

Desde o primeiro convênio entre as entidades, efetivado em 2011, foram realizados 2.725 cursos e capacitadas mais de 30.000 pessoas. Mesmo durante a pandemia, os trabalhos seguiram respeitando as normas de segurança para os instrutores e produtores rurais, inclusive com seminários sobre prevenção contra a covid-19.

Os recursos deste ano serão aplicados nas regionais de Patos de Minas, Passos e Varginha, superando os valores investidos nos últimos anos. Participarão da assinatura do convênio, pelo Sistema Faemg Senar, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o diretor técnico do Sistema Faemg Senar e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif; os gerentes das regionais de Varginha, Caio Oliveira, e de Passos, Rogger Miranda Coelho, diretores da Cooxupé e produtores rurais.

“O Sistema Faemg Senar desenvolve um importante trabalho para o desenvolvimento da agricultura, em especial do café, e da pecuária de Minas Gerais. Temos um fecundo convênio há mais de 11 anos por meio do Senar Minas, levando capacitação e novos conhecimentos tanto para os cooperados quanto para os colaboradores da Cooxupé. Somente em 2022, foram mais de 4 mil pessoas capacitadas”, disse o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

O presidente da Cooxupé ressalta o poder do conhecimento para transformar vidas e afirma que todos os cursos realizados vêm desempenhando com maestria esse objetivo. “São evidentes as melhorias e a evolução na rotina dos nossos cooperados. Assim como na produção de café, cujo reflexo também se estende a uma qualidade superior em cada safra. Investir em capacitação e ampliar os caminhos dos nossos cooperados estarão sempre entre os principais objetivos de nossa administração”, acrescentou.

Foco no desenvolvimento do produtor

O Sistema Faemg Senar participa a cada evento da FEMAGRI atento ao tema da Feira para estreitar cada vez mais a parceria.  “Trabalhamos com a Cooxupé há alguns anos e essa parceria é muito importante para contribuirmos com a capacitação do produtor rural e trabalhadores rurais, para termos uma cafeicultura mais sustentável, economicamente viável e de qualidade. Esta é a missão do Sistema Faemg Senar”, disse o gerente da regional de Passos, Rogger Coelho.

“A Femagri é uma das maiores feiras de negócios do setor agropecuário. Além de produtos e serviços, tecnologia, inovação e tendências do setor são demonstradas nas dinâmicas oferecidas. Durante o evento ofereceremos oportunidade de conexões e interação entre nossos parceiros e clientes, além de trabalhar promovendo a transferência de conhecimento e informações, fundamentais no modelo atual da cafeicultura”, comentou o gerente regional em Varginha, Caio Oliveira.

Produtos

No estande do Sistema Faemg Senar, ex-alunos de cursos do Senar realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé e de Monte Santo de Minas irão demonstrar e comercializar produtos. O Sindicato de Guaxupé levará para degustação produtos originários do café, como doces, licor, bolos e bebidas especiais com extração pelos métodos Aeropress, Hário V 60 e Prensa Francesa. O Sindicato de Monte Santo levará ex-alunos que trabalham com a produção de quitandas.