Compartilhe


CNA promove painéis no Triângulo Mineiro

PROJETO CAMPO FUTURO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
31/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu painéis do Projeto Campo Futuro no Triângulo Mineiro. O objetivo foi levantar os custos de produção da cana-de-açúcar na região, que lidera o ranking de produção no estado, segundo dados da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

Os painéis foram promovidos nos municípios de Iturama e Campo Florido, em parceria com o Sistema Faemg Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais e associações de fornecedores de cana, nos dias 27 e 28 de julho. O presidente da Comissão Técnica de Cana-de-açúcar do Sistema Faemg Senar e presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Márcio Guapo, explicou que o custo de produção foi avaliado item por item.

“Foi uma excelente reunião, com a presença de produtores e técnicos do setor, onde foi possível avaliar a rentabilidade da cana-de-açúcar na região e estimular os produtores a fazerem um custo mais organizado. Todo este debate fará parte de um grande material da CNA para a elaboração de políticas públicas para o setor”, destacou. Em relação à Campo Florido, Guapo ressaltou que os resultados positivos mostram que os produtores estão atentos ao custo da cadeia produtiva e à utilização da tecnologia.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Uberaba, Ricardo Tuller, comentou que o levantamento também é importante para a orientação gerencial aos produtores. “O projeto é oportuno para a criação de uma base de dados para estabelecer referências regionais sobre custos de produção. Estas informações podem ser utilizadas para nortear o trabalho dos produtores, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas no campo e, também, como estatísticas para as demandas do setor junto ao poder público”, completou.

O Projeto Campo Futuro é realizado pela CNA em todo o Brasil para o levantamento do custo de produção de diferentes atividades agropecuárias. Os painéis reúnem entre 10 a 15 produtores típicos da região e profissionais da área, para identificar, mediante debates e preenchimento de planilhas específicas, o sistema de produção local e custos diretos e indiretos.

Neste ano, outros três painéis foram realizados na região do Triângulo Mineiro, em Uberlândia, sendo dois de suinocultura e um de bovinocultura de corte. Os eventos da última semana tiveram a parceria da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Iturama (Asforama), da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).