Mais de 50 animais foram apreciados durante o julgamento de gado de corte realizado na 55ª Exposição Agropecuária de Barbacena. Essa é a primeira vez que uma competição do tipo acontece na cidade. O evento, promovido pelo sindicato rural do município, reuniu produtores de toda região que aproveitaram a oportunidade para apresentar o melhor da genética animal no Campo das Vertentes.
Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, participou da entrega dos troféus. “Estamos fazendo a avaliação desses animais a partir do melhoramento genético e, nessas competições, os criadores ficam sabendo dos pontos que podem melhorar e onde estão acertando”, afirmou Renato que acredita que essa será apenas a primeira das muitas competições do tipo na cidade.
Quem fez o julgamento dos animais foi o consultor master da bovinocultura de corte do Sistema Faemg Senar, Helvécio Oliveira, que avaliou o potencial da cadeia de corte. “É uma rara oportunidade de poder contribuir com o esforço desses produtores, que trouxeram o melhor de suas propriedades para avaliação”, contou Helvécio, que completou dizendo que este evento deve incentivar a expansão da cadeia, principalmente em propriedades que utilizam do método de integração de lavoura e pecuária. “Adotamos esse modelo no sul do estado, o que gerou ótimos resultados”, completou Helvécio.
A 55ª Exposição Agropecuária de Barbacena vai ser realizada até o próximo domingo, 19. Além da competição, também está sendo realizado torneio leiteiro, exposição de animais, julgamento de cavalos campolina, mangalarga e andaluz, rodeio em touros, cavalos e para as crianças, o rodeio em carneiros.