Compartilhe


Mel do Norte de Minas: novas receitas e renda para apicultores

CAPACITAÇÃO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, MONTES CLAROS
26/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Diversificar a produção e trazer mais oportunidades de comercialização para os apicultores do Norte de Minas. Esse foi o objetivo do curso “Produtos Alimentícios à Base de Mel” oferecido em Porteirinha.

"Com o curso, espero ampliar minhas fontes de renda. Agora, além da venda tradicional do mel, posso oferecer outros produtos aos consumidores", afirma Clívia Santos Lima Ferreira, produtora rural da comunidade de Baixa do Barreiro.

Durante uma semana, os apicultores participaram de aulas práticas na cozinha do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, onde aprenderam receitas de dar água na boca. “Trouxemos receitas de biscoitos à base do mel, como os cookies, que ficou bem interessante, com sabores que se surpreendem na boca, e como uma alternativa para não usar o açúcar. A ideia é levar para a população usos alternativos do mel, que não seja só o mel in natura”, explica Rosana Fiusa, uma das instrutoras do Sistema Faemg Senar responsáveis pelo curso.

Novos Conhecimentos


Rosângela Fernandes, da comunidade de Bom Jesus, ficou empolgada com os novos conhecimentos e já pensa em colocar em prática o que aprendeu. “O curso foi muito bom e será muito importante para a região, porque é um conhecimento que a gente vai ter a mais com o produto do mel. Agora, não teremos só a venda comum, mas poderemos agregar outras coisas, receitas diversas”, pontua.

Por ser um novo curso, toda a didática foi formulada em fase de testes, para posterior validação pedagógica do Sistema Faemg Senar, mas esse primeiro contato já agradou os participantes. “O principal intuito da criação desse novo curso foi utilizar o mel não apenas com princípios terapêuticos, mas também na culinária, porque ele é de um sabor riquíssimo e dá para fazer produtos maravilhosos”, explica Luciana Godinho, instrutora do curso.

Mais opções no cardápio


Este é o segundo curso piloto dedicado à diversificação dos produtos apícolas que chega ao Norte de Minas nos últimos meses. Em abril, o Sistema Faemg Senar levou aos apicultores de São João da Ponte o curso de ‘Cosmética à base de Mel’, que apresentou uma rica variedade de possibilidades, como sabonetes e desodorantes corporais.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins, destaca a importância da entidade levar aos produtores novas alternativas para aumento da renda no campo. “Esse novo curso realizado em Porteirinha é a realização de um sonho dos apicultores que passam a ter a possibilidade de agregar mais renda por meio dos produtos derivados do mel. Além disso, é mais um passo nessa diversificação produtiva, tendo em vista que lançamos recentemente o curso na área de cosmética, ampliando o leque de possibilidades de uso dos produtos apícolas. O Norte de Minas que já se destacava pela produção do mel, agora sai na frente lançando diversos derivados do mel”.