Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


De banner a bolsas: curso mostra novos usos para material plástico

SUSTENTABILIDADE
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
28/02/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Afaenes e Maria Aparecida: de alunas dos cursos do Sistema a empreendedoras

Peças comuns em diferentes eventos, os banners de lona cumprem o papel de anunciar produtos e ideias. Porém, quando as atividades encerram, esses materiais podem se tornar um problema ambiental. Feitos de plástico, eles podem levar de 200 a 600 anos para decompor. Preocupados com essa questão, a Aperam Bionergia e o Sistema Faemg Senar desenvolveram o curso “Artesanato de tecidos – Peças com banners”, uma capacitação que tem como objetivo reduzir o descarte de resíduos, promover o empreendedorismo e a geração de renda nas comunidades.

De alunas a empreendedoras
Criado em 2022, o curso já capacitou 70 pessoas, em oito edições, e colhe bons frutos. É o caso de Afaenes Silva Macedo, de Turmalina, e Maria Aparecida Luiz da Cruz, de Capelinha, que descobriram nos banners uma nova oportunidade de renda. Capacitadas pela instrutora Maria Nilza Ribeiro, as duas alunas seguiram o caminho do empreendedorismo.

Afaenes participou de diferentes cursos do Sistema, entre eles de corte e costura, e fez da produção de peças íntimas uma oportunidade de renda, mas diz que os banners despertaram nela um interesse especial. “Eu fiz o curso piloto, oferecido em parceria com o Clube do Galope, e gostei bastante do trabalho porque, além da questão da reciclagem e reaproveitamento, recebemos da empresa o material para a confecção dos objetos”, conta.

Sousplat feitos com banners

Com os banners, Afaenes confecciona para Aperam porta-absorvente, porta-moeda, sacola, nécessaire e sousplat. O trabalho tem dado tão certo que uma outra empresa já a procurou para também fazer parceria. “É um trabalho que tem trazido um rendimento muito bom, além de ser reciclável. É muito importante para mim e para outras pessoas que trabalham nessa área!”, afirma.

As bolsas feitas com banners estão entre os diversos itens produzidos com o material

Satisfação que também tem inspirado o trabalho de Maria Aparecida em Capelinha. Ela conta que fez diversos cursos pelo Sistema, como o de confecção de peças íntimas, que lhe garante uma renda, mas que confeccionar produtos com banners foi uma “boa surpresa”. “Eu não conhecia banners nem sabia que dava para aproveitar. Faço sacolas, sousplat e outros objetos e estou aguardando firmar parceria com uma empresa para ser fornecedora”, conta. 

Parcerias
Os cursos “Artesanato de tecidos – Peças com banners” são realizados em parceria com os SPRs e entidades conveniadas ao Sistema Faemg Senar.