Compartilhe


Eficiência operacional na irrigação localizada

CAPACITAÇÃO
ESCRITO POR GABRIELA ALMEIDA, DE PATOS DE MINAS
14/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Sistema Faemg Senar oferece treinamento para trabalhadores desse importante sistema para a produção agrícola

O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté e a Fazenda Guará, realizou nesta semana o curso de “Trabalhador na operação de sistema de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento)”. O objetivo foi aperfeiçoar as técnicas de quem precisa trabalhar com esse sistema, que demanda conhecimento para entregar seu máximo de eficiência.

O curso foi realizado na Fazenda Guará, localizada no município de Morada Nova de Minas, na região Central mineira. O sistema de irrigação localizada, utilizado em diversas culturas, é um método eficaz para reduzir o desperdício de água e melhorar a eficiência hídrica, mas problemas na operação do sistema podem comprometer esse objetivo.

Fernando Alves Guimarães, um dos alunos do curso, está montando um sistema de irrigação localizada para aumentar a produtividade do capim-açu, na propriedade onde cria gado. O produtor rural espera poder colher o alimento para os animais pelo menos três vezes por ano, com o sistema implantado e bem manuseado.

“Eu procurei me atualizar porque Morada Nova de Minas tem um mercado muito grande para irrigação, com disponibilidade de área e água e um curso como este nos tira muitas dúvidas para executar o trabalho com confiança” disse Fernando.

Tecnologia como aliada

Com aulas práticas e teóricas, a turma passou a semana treinando habilidades para operar o sistema e garantir o sucesso da irrigação localizada na plantação, inclusive com conteúdo para aplicar a quimigação e fertirrigação.

“A tecnologia é uma importante aliada para a produção agrícola brasileira, possibilitando a ampliação de áreas de produção, de safras e a competitividade no campo”, ressalta o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.