Compartilhe


Evento reúne líderes e celebra o sucesso da 6ª Festa da Banana

FRUTICULTURA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
13/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Encontro entre produtores rurais e lideranças do Sistema Faemg Senar, em Delfinópolis, reafirma compromisso com a agropecuária local e destaca ações para fortalecer o setor bananeiro

A 6ª Festa da Banana de Delfinópolis, realizada de 12 a 15 de junho, foi palco de um importante encontro entre o Sistema Faemg Senar e os produtores rurais da região. Na ocasião, o Sistema reafirmou seu compromisso em fortalecer agropecuária local e auxiliar no desenvolvimento do município.

Durante a abertura do evento, o assessor da Diretoria do Sistema Faemg Senar, Toninho de Pompeu; o Gerente Regional, Rogger Coelho, e a assessora técnica, Aline Veloso, estiveram presentes, demonstrando o apoio da instituição ao setor bananeiro.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Delfinópolis é o segundo maior produtor de banana do estado, com 99 mil toneladas colhidas em 2024, o que representa 10,38% do total produzido em Minas este ano.

“É sempre uma satisfação estar junto aos nossos produtores rurais para ouvir suas necessidades e reivindicações. Sabemos da importância da fruticultura para essa região e a Faemg está sempre pronta para ajudar e a melhorar a vida deles e de suas famílias”, afirmou Toninho de Pompéu.  

 

Aline Veloso, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu) e Rogger Coelho

Ações em conjunto

Em um momento de diálogo com os produtores, a assessora técnica, Aline Veloso, destacou as iniciativas e conquistas do Sistema Faemg Senar em parceria com o Governo do Estado e a Cemig, anunciadas pelo vice-governador, Mateus Simões, durante a Megaleite. Entre as ações, o destaque ficou para o projeto ‘Cemig Agro’, que visa facilitar o acesso dos produtores à energia elétrica.

Aline orientou os presentes a registrarem diretamente na distribuidora os problemas relacionados à energia e a se unirem sob a liderança do Sindicato para buscar soluções conjuntas. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Delfinópolis, Cristiano Lemos, se mostrou satisfeito com a presença do Sistema Faemg Senar no evento e com as instruções repassadas. Ele ressaltou a importância do cadastro para acesso ao 0800 exclusivo dos Sindicatos com a Cemig, além das demais ações de suporte oferecidas pela instituição.

A analista técnica, Aline Veloso, orientou os produtores rurais da região sobre questões relacionada à Cemig

Lideranças locais se unem para o desenvolvimento da região

O representante da região na Comissão Técnica de Fruticultura do Sistema Faemg Senar, Sávio Marinho, durante uma reunião estratégica com outras lideranças e instituições locais, ressaltou a importância da agropecuária para o município e para o seu desenvolvimento, com taxas de crescimento acima do PIB.

Em conjunto com a Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (Adelba), Sicoob Sarom e o sindicato de produtores rurais, foram debatidos os principais desafios enfrentados pelos produtores, como:

  • Melhoria dos acessos ao município: pleito de construção de uma ponte sobre o Rio Grande, adequação do serviço prestado pela balsa já existente, e, acesso a mais uma balsa, para desafogar os horários de pico garantindo acesso mais rápido para travessia. Eles pedem ainda o asfaltamento da BR 464;
  • Problemas com a energia elétrica: busca por soluções para garantir o fornecimento regular e de qualidade;
  • Necessidade de ação política coordenada: união de esforços para defender os interesses do setor e buscar soluções para os problemas identificados.

 

}