Os gastos com concentrado, usado na alimentação animal, são os que mais impactam no custo de produção da bovinocultura de leite. Economizar na compra desses insumos, significa aumentar a margem de lucro do produtor na atividade. Em Paula Cândido, o Programa Compra Estratégica tem sido um grande aliado de 27 produtores. Em quatro meses, eles economizaram R$45.690,00 em cinco carregamentos.
O resultado é fruto do Programa Compra Estratégica, do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) e Sistema Faemg Senar em parceria com a Bioma, que foi articulado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido.
Os indicadores foram apresentados aos produtores em uma reunião no município em (12/2). Na ocasião, os produtores puderam esclarecer dúvidas, compartilhar suas impressões sobre o projeto e alinhar os próximos passos, como a compra conjunta de outros produtos como fertilizantes e adubos.
Magna Martins Ferreira, produtora de leite há 20 anos, disse que está satisfeita com o projeto e espera avanços. “Eu economizo tempo e dinheiro e espero que o grupo aumente e possamos comprar outros produtos como fubá”.
Sucesso
Ao conduzir o encontro, o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha, destacou a relevância e o potencial da ação para transformar a eficiência produtiva. “Hoje já podemos comemorar os resultados. O grupo de Paula Cândido é um exemplo para outros Sindicatos de Produtores Rurais do Estado, para onde vamos estender o projeto”.
O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis acompanhou o encontro e salientou o papel fundamental do Sindicato nessa empreitada. “A mobilização coletiva tem aproximado os produtores do Sindicato e a entidade mostra ainda mais o seu valor prestando esse serviço que garante economia, e produtos de qualidade, comprados na hora certa”, comentou.