Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Rio Pomba recebe 1ª edição do Agro em Ação

ENCONTRO COM PRODUTORES
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE RIO POMBA
29/02/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Evento estratégico será realizado em outras quatro cidades de Minas até fim do mês de abril

Cerca de 200 pessoas participaram do primeiro de cinco eventos

Veja o álbum de fotos - clique aqui

Cerca de 200 produtores rurais mineiros, entre eles dezenas de presidentes de sindicatos, participaram, nesta quinta-feira (29/2), na cidade de Rio Pomba, região da Zona da Mata mineira, do Agro em Ação. O projeto faz parte de um conjunto de ações estratégicas coordenadas pelo Sistema Faemg Senar que visam, no médio e curto prazos, fortalecer o posicionamento do setor agropecuário mineiro frente à todas as esferas das instâncias políticas.  

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, que, apresentou os resultados positivos verificados no levantamento realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa sobre a imagem da agropecuária mineira.  Para o presidente, o Agro em Ação é um primeiro passo rumo a um conjunto de ações bem planejadas que vão garantir os produtores rurais mais influência política e respeitabilidade tendo em vista que a agropecuária é a maior e mais bem avaliada atividade econômica de Minas Gerais.

A partir da esquerda: Renato Laguardia, Antônio Pitangui de Salvo e Ebinho Bernardes

”Os dados da pesquisa mostram que Minas admira o produtor rural. Precisamos agora é melhorar a nossa visibilidade, o que vamos conseguir com uma boa comunicação e, talvez, o mais importante, mobilizar as nossas bases para termos mais poder influência. Só assim vamos conseguir avançar”, afirmou o presidente, Antônio Pitangui de Salvo.

Além do presidente, toda a diretoria do Sistema participou do encontro. Entre os presentes estavam o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, e o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu).

Na avaliação do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, os cinco encontros do Agro em Ação previstos para acontecer até o fim mês de abril aproximam ainda mais os produtores rurais e sindicatos do Sistema Faemg Senar. "Um evento que vai mostrar a nossa realidade, o que a Faemg está preparada para trabalhar com nossos sindicatos e produtores. Muito feliz de iniciarmos mais esse trabalho do Sistema na região da Zona da Mata e Campo das Vertentes", destacou Laguardia.

Imagem do agro é positiva em todos os cenários

Ao fazer uma retrospectiva dos dois primeiros anos da gestão da diretoria, o vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, lembrou ações como os programas Redescobri e Faemg Senar em Campo até chegar no mais atual projeto, o Agro em Ação. “Estou muito feliz de estar em Rio Pomba, em mais um momento para conversarmos com as nossas lideranças rurais a fim de que tenhamos um posicionamento claro em defesa do nosso setor produtivo”, afirmou.

O consultor do Sistema Faemg Senar Geraldo Melo Filho, ex-presidente do INCRA, destacou a importância do Agro em Ação como um momento de fortalecimento dos interesses dos produtores rurais. "É um momento junto aos sindicatos para que a gente converse sobre a necessidade da política classista e do envolvimento do setor mais importante da economia brasileira e dos seus principais atores políticos, os produtores rurais, dentro da política. E não se trata aqui de política partidária, mas política classista, de defender os interesses de uma categoria que precisam ser defendidos", frisou.

Geraldo Melo Filho, em sua palestra

Presidentes de sindicatos participaram ativamente

“É da maior importância para Rio Pomba e região recebermos neste evento a diretoria da Faemg e demais colegas produtores rurais. Nosso sindicato, em Rio Pomba é um dos mais antigos de Minas Gerais e na nossa região predominam pequenos sindicatos e, consequentemente, pequenos produtores. Por isso, acreditamos que é uma deferência muito grande a Faemg ter trazido esse evento para nossa região, uma vez que ele é o primeiro dos cinco que acontecerão no estado.” - José Alfredo Quintão Furtado - Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Pomba

A diretoria do Sistema Faemg Senar com o presidente e a equipe do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Pomba

“Eu fiquei muito feliz com esse convite para estarmos aqui, no Agro em Ação, para entendermos a política juntamente com o agronegócio e fiquei ainda muito satisfeito dessa união de forças tendo em vista o fortalecimento do nosso setor.” - Goldstein Agostini da Matta - Produtor rural e vice-prefeito de Patrocínio do Muriaé

 “O Agro em Ação é mais um dos grandes projetos da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais que visa despertar nos sindicatos rurais e nos produtores a força que nós temos. Devemos sempre incentivar os produtores a valorizar o nosso agro e, com isso, tenho certeza de que os políticos vão passar a enxergar melhor o nosso valor, o nosso trabalho.” - Rubens Áureo – Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena

“Eu acho que é muito importante estarmos reunidos com outros presidentes. Gostei demais da ideia nova deste projeto sempre valorizando os produtores rurais, sempre mostrando o caminho a seguir. É a nossa união que vai fazer a gente crescer ainda mais.” - Marcos Helvécio Monteiro – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande

“Esta ação é muito importante. Ela garante uma interação muito bacana e que deve ser valorizada, pois nestes encontros conseguimos conhecer outras regiões e outros presidentes de sindicatos e produtores rurais". - Felipe Alves – Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de São João do Manhuaçu e presidente da Comissão Faemg Jovem.