Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Ex-aluno comemora nascimento de bezerros por inseminação artificial

RESULTADO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
21/06/2022 . SINDICATOS, SENAR

Nasceu neste mês, no sítio Vala do Sossego, em Goiabeira, os dois primeiros bezerros frutos de uma inseminação artificial feita por um ex-aluno do Sistema FAEMG. Emanuel Ferreira Soares participou, em 2021, dos cursos de Vaqueiro e Inseminação Artificial, que foram realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor. Ele comemorou, na última sexta-feira (17), o nascimento do bezerrinho, que ainda não tem nome, mas ‘Madame’, bezerrinha que nasceu em 10 de junho, recebeu o nome da mãe.

Emanuel comemora o nascimento de Madame, resultado de inseminação artificial,
que ele aprendeu a fazer com o Sistema FAEMG

O nascimento da Madame foi um presente de aniversário para Emanuel, que completou 23 anos no mesmo dia. “Mais que isso, comemorei o sucesso que foi o processo de inseminação artificial, que resultou também no nascimento do outro bezerro. É algo que a gente pensa que está distante, mas, quando há o interesse em aprender e instituições que têm qualidade para ensinar, como o Sistema FAEMG, tudo se torna possível”.

O curso foi em agosto de 2021 e ele faz questão de agradecer a todos que contribuíram, direta ou indiretamente para o nascimento dos animais. “Agradecer primeiramente a Deus, depois ao Sistema FAEMG, ao Sindicato Rural de Resplendor e a Prefeitura de Goiabeira. Eu tinha o incentivo do meu pai, que já sabia fazer a inseminação artificial, mas eu não tinha a prática. Quando recebi o convite para o curso, aceitei no mesmo instante. Agora estou colhendo os frutos do que aprendi”.

“O nosso papel é buscar quem pode oferecer capacitação e qualificação de qualidade. Por isso, agradeço ao Sistema FAEMG e ao Sindicato Rural de Resplendor, que sempre nos atendem com muita presteza. Esse apoio ao desenvolvimento do nosso município tem sido fundamental, pois eleva toda a qualidade do nosso meio rural”, declarou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente de Goiabeira, Ricardo Ramos da Silva.