Instrutor

Instrutoria

Os instrutores do SENAR MINAS são selecionados no mercado de trabalho a partir da análise curricular e/ou vivência da área técnica, compatível com o conteúdo da ocupação/atividade que irá desenvolver. Os selecionados são capacitados na Metodologia da Formação Profissional Rural.
 
São habilitadas pessoas jurídicas para ministrar cursos, treinamentos e/ou palestras nas áreas relativas à atuação do Senar Minas.
 
A habilitação será realizada para as ações e atividades a serem desenvolvidas, de acordo com as demandas e necessidades do mercado de trabalho rural e da população do meio rural.
 
A prestação dos serviços de instrutoria ocorrerá em todo o Estado de Minas Gerais, diretamente às entidades cooperadas com o Senar Minas, de acordo com a necessidade e demanda pelas ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social.

Quero ser instrutor

1.    A seleção de candidatos à instrutoria seguirá as seguintes etapas eliminatórias:
 
a)    Seleção de Currículos: os currículos serão avaliados de acordo com as necessidades e exigências do SENAR e conforme demandas do mercado de trabalho rural e das famílias rurais.

b)    Testes e Dinâmicas: o candidato será avaliado por meio de testes (de conhecimentos básicos - português e matemática - e específicos da formação) e dinâmicas.

c)    Capacitação Metodológica: o candidato aprovado nas fases anteriores participará da Capacitação na Metodologia para a Formação Profissional Rural e Promoção Social.

d)    Estágio: após a capacitação metodológica, o profissional deverá, no prazo de até seis meses, acompanhar um treinamento/curso integralmente de outro instrutor indicado pelo Senar Minas, ministrando no mínimo 4 horas, na sequência do planejamento, sob supervisão.
 
2.     Para atuar como prestador de serviços (instrutoria) o profissional, aprovado nas etapas acima, deverá providenciar o seu credenciamento de PESSOA JURÍDICA junto ao Senar Minas. Não será efetuado o credenciamento de Empresas Individuais ou Micro Empreendedor Individual.
 
3.    O currículo a ser enviado ao SENAR MINAS deve ser simplificado (não aceitamos o currículo Lattes), veja modelo abaixo. Os candidatos aos cursos da Formação Profissional Rural (FPR) devem enviar o currículo para fpr@senarminas.org.br e os de Promoção Social (PS) para ps@senarminas.org.br.