O jornalista José Hamilton Ribeiro, referência na cobertura rural no Brasil, ganhou o troféu de Homenagem Especial do Prêmio de Jornalismo do Sistema Faemg Senar. Aos 90 anos, ele recebeu a equipe em sua fazenda em Uberaba, no Triângulo Mineiro, já que não pode comparecer à solenidade de entrega em Belo Horizonte, em outubro de 2025.
José Hamilton foi o primeiro editor chefe do Globo Rural e trabalhou na TV Globo por mais de 40 anos, até se aposentar. Na emissora, foi o responsável por inúmeras reportagens sobre o trabalho rural e as famílias do campo. “No início, o impacto do Globo Rural foi grande. Muita coisa que acontece no campo, a população das capitais nem ficava sabendo. E esse público se surpreendeu quando viu na televisão gente tão interessante do campo. Pessoas simples, mas que sabem o que estão fazendo e falam com muita segurança e propriedade”, contou o jornalista aposentado.

Antes da cobertura rural, José Hamilton passou por diversas redações. Em 1968, ele foi escolhido pela Revista Realidade para cobrir a Guerra do Vietnã, local onde sofreu um acidente ao pisar em uma mina, o que lhe causou a amputação da perna esquerda. Ele é autor de 16 livros e já ganhou sete vezes o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante do país.