Startups com ideias e soluções tecnológicas inovadoras para a cadeia do leite podem se inscrever, até o dia 12 de junho, no processo de seleção do primeiro ciclo de pré-aceleração e incubação do Sistema Inovalácteos (SIL).
Serão selecionados até 40 empreendedores com projetos e/ou serviços com potencial para a resolução de gargalos existentes em todo o complexo do leite. Do início da cadeia, passando por indústria e comercialização, até a logística, entre outras atividades. O edital visa a tornar o setor mais competitivo e sustentável, lembrando que os empreendimentos escolhidos receberão suporte técnico e científico para o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores para a cadeia do leite.
Liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite, o Sistema Inovalácteos conta com suporte institucional do Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Econômico (Sede), além de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
De acordo com o gerente-executivo da Agência de Inovação Polo do Leite, Airdem Gonçalves de Assis, a cadeia de lácteos está enfrentando grandes desafios decorrentes dos impactos da pandemia de Covid-19. “Para superar as adversidades deste momento, é preciso aumentar a eficiência e a produtividade. Por isso, acreditamos que a solução tecnológica seja o melhor caminho. Nossas expectativas são as melhores possíveis em relação ao chamamento do Inovalácteos”, afirma.
Os interessados em participar do processo seletivo podem fazer inscrição pelo site: www.polodoleite.com.br/sistema-inovalacteos.