Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

O futuro do agronegócio

ARTIGO INAES
ESCRITO POR FLÁVIO AMARAL*
08/09/2021 . INAES

O agronegócio nunca teve uma evolução tecnológica tão rápida em toda a sua história. É possível encontrar, todos os dias, novas soluções para o mercado: inteligência artificial, internet das coisas, aprendizado das máquinas, gerenciamento de dados, entre tantas outras. Todas elas podem ser aplicadas no campo, independentemente da cultura e do tamanho da produção. Diante dessa diversidade, uma pergunta sempre paira sobre o mercado agro: qual o futuro da gestão rural?

O produtor rural, assim como ocorre nos mais variados mercados em todo o mundo, está se reinventando para continuar produzindo com qualidade e mantendo a sua competitividade na esfera regional, estadual, nacional e até mundial. Para isso, a inovação é a base para a compreensão das dores antes, dentro ou depois da porteira. Além desse diagnóstico, a inovação leva soluções sob medida e com custo condizente com a realidade produtiva.

Quando o assunto é o futuro do agronegócio, é imprescindível destacar a importância da internet 5G para o produtor rural. Segundo avaliação do Governo Federal, a tecnologia irá impactar em 6,3% no Valor Bruto da Produção Agropecuária e terá impacto no Produto Interno Bruto (PIB) de R$6,5 trilhões a mais até 2035. Ainda segundo o Governo, todas as capitais do país terão internet 5G até julho de 2022. No entanto, a previsão para 100% de cobertura nos municípios com menos de 30 mil habitantes é para dezembro de 2029.

Embora o 5G ainda não seja uma realidade no campo, outras tecnologias conquistam o seu espaço nas propriedades, como a gestão remota da produção com o uso de equipamentos autônomos e máquinas capazes de tomar decisões a partir das próprias experiências. Vale lembrar que não é ficção científica e, sim, uma amostra do que, um dia, espera-se ser acessível a todos.

Apesar de todos os desafios, o agro se reinventa e aproveita cada oportunidade. Foi por acompanhar esse desenvolvimento e saber da infinidade de soluções para os produtores que o Sistema FAEMG, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), vai promover o AgroFuture Summit. O evento será um dos maiores sobre inovação no agronegócio do país. A sua primeira edição, 100% on-line, será de 6 a 8 de outubro. Acesse www.sistemafaemg.org.br/inaes e saiba mais sobre este grande evento.

O futuro do agro, então, é resultado da mudança de mentalidade e de efetivação de ações no presente. Nesse sentido, a busca por inovação é determinante para um negócio manter-se competitivo no mercado. Então, aproveite cada oportunidade e entenda como instituições estão se organizando para apoiar o produtor rural. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é uma dessas importantes entidades, com um trabalho de destaque, que vai da identificação das dores à conexão de cada ponta do mercado para gerar resultados para um agro cada vez melhor.

 

Por Flávio Amaral, analista de Inovação do INAES.