Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Sanidade agropecuária é tema de seminário em Montes Claros

PARCERIA
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
26/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Após passar por Belo Horizonte e Uberaba, o Seminário de Defesa Agropecuária Integrada chega a Montes Claros no dia 2 de junho. Com dez palestras, o evento tem como objetivo somar esforços e debater assuntos relativos aos temas sanitários na produção rural. O evento será no auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde, das 8h às 17h. A programação é uma parceria do Sistema FAEMG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

“Estamos levando informação qualificada a instrutores e técnicos para eles explicarem  melhor o tema aos produtores rurais e trabalhar as questões sanitárias nas propriedades. É um conteúdo importante para o produtor, mas que, muitas vezes, é difícil de ser trabalhado por ser baseado em legislações”, explicou o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG, Bruno Rocha de Melo.

A primeira palestra será às 9h, com o tema "Minas Gerais Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação", que será ministrada pela Dra. Guaraciaba Santana, do IMA. Minas Gerais tem compromisso de vacinar animais até novembro, e posteriormente será um estado livre, após ter seu pleito aceito.

“O objetivo final é ter uma confluência de esforços do sistema público e privado para manter esse status sanitário que o estado e o país alcançaram, que é um patrimônio nosso e que precisamos preservar, porque é ele que abre as portas para que a gente exportar os produtos agropecuários para o restante do mundo”, destacou o gerente.

As inscrições podem ser feitas por esse link: https://forms.gle/1MBQvnLfjzKtUM28A 

Seminário Ambiental

Montes Claros também vai receber a 2ª edição do Projeto Descomplicando Questões Ambientais em 3 de junho, a partir das 13h, no auditório do Parque de Exposições. O objetivo é orientar os produtores e esclarecer todas as suas dúvidas sobre fiscalização e regularização ambiental da sua atividade.

A iniciativa visa a atender a crescente demanda de atendimentos e orientações, motivadas pelo aumento do número de autuações e pelo alto valor das multas aplicadas aos produtores rurais na área de abrangência da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Norte de Minas.