Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Tecnologia como potencializadora

AGROFUTURE SUMMIT
ESCRITO POR ASCOM
05/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES, FAEMG
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

O centro do desenvolvimento da agropecuária tem que ser as pessoas, diz palestrante do AGROFUTURE SUMMIT

A pecuária do futuro é inclusiva e empoderada. Nela, o produtor trabalha com processos otimizados, monitoramento, automação. O ganho não é somente tecnológico. Ele é econômico, social e humano. “O foco não é tecnologia, são as pessoas. A tecnologia é um meio. Temos que empoderar o vaqueiro, a família dele. Promover a inclusão digital de todos, mesmo em um meio onde ainda há analfabetismo”, acredita Breno Cerqueira, diretor de Tecnologia e Inovação da Prodap, empresa mineira de soluções de gestão para a pecuária de corte, leite e fabricação de ração animal.

Tecnologias como inteligência artificial, leitura de imagens de satélites, câmeras 3D para pesagem de animais, monitoramento do cocho são algumas das soluções já aplicadas em fazendas pecuárias e que têm ajudado no dia a dia dos trabalhadores. “O que temos descoberto é que quando colocamos a tecnologia coletando os dados e um suporte de inteligência artificial fazendo a correlação dessas informações e gerando recomendações, ou simplesmente alertas, colocamos esses produtores em outro patamar”, diz.

Cerqueira comenta que, nas últimas décadas, muitos jovens deixaram o campo em busca de uma vida melhor na cidade. Mas a chegada da tecnologia permitiu que alguns deles voltassem e outros permanecessem - com mais qualidade de vida do que os pais e avós tiveram. “Um vaqueiro passa a ser um gestor de engorda de gado. E isso é uma inovação muito grande porque ele começa a ver resultado em cima do trabalho dele e entender a importância do que ele faz”, analisa.

Vislumbrando esse desenvolvimento pessoal, algumas fazendas têm adotado um modelo de gestão também mais moderno, com remuneração variável e premiação. “A produtividade melhora, os custos diminuem, a rentabilidade da fazenda aumenta, então, todo mundo ganha”, acrescenta.
 
“A tecnologia não substitui as pessoas, mas permite que elas tenham tempo, rotina mais tranquila, mais qualidade de vida”, finaliza Cerqueira.

Esse será um dos temas do AGROFUTURE SUMMIT, evento totalmente gratuito e virtual, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de outubro. Últimas vagas: inscrições aqui.

AGROFUTURE SUMMIT

Em sua primeira edição, o AGRO FUTURE SUMMIT é um dos maiores eventos do país voltado para inovação e tecnologia para o agronegócio. Realizado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o evento terá encontros simultâneos, webinars, cursos, conteúdo ao vivo, encontros e seminários. Todo o conteúdo poderá ser acessado por meio da plataforma, pelo computador, celular ou tablet. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas neste link: https://agrofuturesummit.com.br/#inscricoes 

CO-REALIZAÇÃO: O AGROFUTURE SUMMIT conta com a co-realização da FIEMG, SEBRAE Minas e Governo de Minas via Codemge


Informações para a imprensa:
Hipertexto Comunicação Empresarial
Contato: Paula Albani - 31. 98309-1884 /  Cíntia Paes: 31. 99435-1415
assessoria@theneil.com.br