Compartilhe


6º Prêmio Queijo Brasil tem mineiros assistidos pelo ATeG

PREMIAÇÃO
ESCRITO POR MARCOS EMMANUEL MAIA, DE PASSOS
14/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Realizado na cidade de Blumenau (SC), entre 7 e 9 de julho, concurso avaliou cerca de mil queijos de todo o país

Há quase dois anos Júlio César Moreira, técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Agroindústria, trabalha com produtores de queijo Minas Artesanal na Serra da Canastra. O trabalho teve uma merecida coroação com as medalhas conquistadas no 6º Prêmio Queijo Brasil, que agraciou seis queijeiros assistidos pelo ATeG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Roque de Minas.

Assistência Técnica e Gerencial fez a diferença no sucesso dos premiados

O evento foi realizado no início do mês em Blumenau, Santa Catarina. Júlio incentivou a participação das queijarias no concurso e vê com alegria os assistidos colhendo grandes resultados. Os queijos classificados poderão usar a medalha em suas embalagens, desde que possuam selos de inspeção. As medalhas e o certificado de premiação agregam valor ao produto.

O concurso teve como objetivo reconhecer e valorizar os produtores, incentivando a melhoria da qualidade dos queijos. Conheça os agraciados com as medalhas de ouro, prata e bronze:

Rildo de Oliveira Faria / Queijos Irmãos Faria - Queijo Artesanal de Leite Cru Massa não cozida, casca natural e maturação entre 14 e 30 dias – Ouro.

Rafael Leite Cruvinel / Queijo Bem-Te-Vi – Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Ouro.

Júlio César com o produtor Rafael, do Queijo Bem-Te-Vi, e a esposa Edna

Aécio de Oliveira / Queijo Real Estrela - Queijo Artesanal de Leite Cru Massa não cozida, casca natural e maturação superior a 120 dias – Bronze.

Walison Leite de Faria / Recanto Sabiá - Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Bronze.

Vinicius Silva Pereira / Pingo do Mula - Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Bronze.

Gabriel Caetano Bento / Barreirinho - Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Bronze.

Júlio César com o produtor Gabriel, do Queijo Barreirinho

Aprimoramento

Para o produtor Rafael Leite Cruvinel, do queijo Bem-Te-Vi, da cidade de São Roque de Minas, a assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg Senar foi de extrema importância na conquista do prêmio e um dos pilares para a qualidade de seus queijos.

Rafael não possuía marca própria, vendia o produto para atravessadores e, assim, não obtinha muito lucro. Com o apoio do Senar, Rafael está conseguindo a certificação e melhorando sua renda vendendo diretamente para empórios, supermercados, e tendo sua marca reconhecida.

Já para Gabriel Caetano Bento, do queijo Barreirinho, também de São Roque de Minas, a ATeG foi muito importante, pois o auxiliou no processo da habilitação sanitária da sua nova queijaria. O trabalho foi desenvolvido com base em plantas e memoriais sanitários dentro da legislação e de acordo com as normas técnicas.

Concurso avaliou mais de mil queijos de todo país (Foto: divulgação Prêmio Brasil)

“Agradeço primeiramente a Deus e ao pessoal do Senar, especialmente ao Júlio, que há dois anos nos ajuda nesse processo. Antes eu vendia para atravessadores e agora consigo fazer vendas diretas. A qualidade do meu queijo também melhorou muito. Também fiz os cursos do Senar de Maturação, Boas Práticas, Qualidade do Leite e agora estou fazendo o curso técnico de Zootecnia. Comprei mais vacas, consegui trocar meu carro, estou construindo uma nova queijaria, fiz uma freguesia muito boa e tudo melhorou para a gente”, afirmou Gabriel.

O Programa ATeG Agroindústria

Dentre as atividades desenvolvidas junto aos produtores estão adequação das plantas de produção, cuidados sanitários, registro de rótulos, criação de marca e identidade visual, processos de melhoria de qualidade, processos gerenciais, além de incentivo à participação em concursos.

Outro ponto de destaque do programa refere-se a processos de regularização das queijarias, incluindo a obtenção de selos de inspeção sanitária, como o SIM (Selo de Inspeção Municipal), passo importante para a comercialização dos produtos.