Sete jovens foram empregados após o Aprendizagem Rural
Conseguir o primeiro emprego é um desafio para muitos jovens no Brasil. A falta de experiência é um dos principais entraves. Mas, em Guanhães, o programa de Aprendizagem Rural do Sistema Faemg Senar, oferecido por meio do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade em parceria com a empresa Cenibra, tem contribuído para mudar essa realidade, abrindo portas para o mercado de trabalho. Após cerca de doze meses de treinamento gratuito, sete participantes comemoram a contratação imediata por empresas renomadas em Minas.
De acordo a gerente pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, o resultado mostra a eficiência do programa e a qualidade da formação oferecida por meio do Senar Minas. “Se estamos revertendo as vagas de aprendizes para contratos fixos de trabalho após o encerramento do curso, é outra prova concreta de que os talentos que estamos tendo a oportunidade de qualificar estão atendendo às necessidades das empresas do setor. Trabalhamos para que as pessoas possam atuar com qualidade no mundo do trabalho rural, ajudando o agronegócio a prosperar”, comentou.
O programa deixa muitas mensagens aos participantes do meio rural, mas uma em especial, na visão de Cristiane: que o agronegócio é um setor frutífero para a construção de uma carreira sólida e de sucesso. “Por diversas vezes, durante o processo de formação, adolescentes e jovens são orientados a admirar e buscar carreiras de outros setores, que também são valorosas, mas que não têm relação com o agronegócio. Por isso, as oportunidades de carreira do setor ficam desconhecidas. Neste sentido, o programa não só inclui o adolescente e o jovem do meio rural no mundo do trabalho, de forma segura e protegida, mas também fortalece o setor, apresentando oportunidades reais de emprego e de sucessão no segmento”, explicou.
Conhecimento e experiência
Em 2023, o programa capacitou centenas de jovens de diversas regiões do estado, em parceria com as entidades cooperadas do Sistema Faemg Senar. Nomes como Maria Clara Aparecida de Miranda, Larissa Morais Reis e Bruno Daniel da Mata, estão entre os beneficiados.
“Vi a divulgação nas redes sociais e fiz minha inscrição. Na época, não imaginava que a experiência seria tão importante para esse momento da minha vida. Sem palavras para agradecer”, comentou Maria Clara, 18, uma das recém-contratadas.
“Meu sonho é ser uma profissional bem-sucedida e o Aprendizagem Rural nos prepara exatamente para isso, mostrando um mundo de possibilidades e as ferramentas certas para executar as tarefas com perfeição, aplicando todo o nosso conhecimento para solucionar os desafios do dia a dia”, destacou Maria Clara de Miranda.
Para Larissa Morais, a forma com que os participantes foram recebidos pela Cenibra e as novas conexões foram os fatores que mais chamaram sua atenção. Filha de produtores rurais nas cadeias produtivas do leite e olericultura, ela disse que foi apaixonante ir a campo, vivenciar a realidade das áreas florestal e administrativa e conhecer o universo por trás da silvicultura.
“Vejo como uma oportunidade incrível para os jovens da minha idade”, aconselhou. O agente de desenvolvimento rural (ADR) pelo Sindicato dos Produtores de Guanhães Dagoberto Magalhães garante que o programa é um divisor de águas. Só na cidade, essa já é a terceira turma do programa, totalizando cerca de 40 jovens capacitados. “Os meninos saem com outra mentalidade, novos comportamentos. Os que se destacam e se dedicam mais, certamente não passam despercebidos pelos profissionais da empresa, que acabam por efetivá-los ou recomendá-los a outros parceiros”.