No período de 06 a 10 de junho aconteceu, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança, o curso de operador de Trator Agrícola de Pneus (TAP). No total, foram 10 participantes.
De acordo com o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança, Rogério Schiavoni "o curso de tratorista é um dos mais solicitados no município, por ser grande produtor de café, milho, soja, leite, entre outras culturas do agro. O curso traz muito conhecimento do funcionamento da máquina, operação e segurança."
Para o gerente regional do Sistema FAEMG, Rodrigo Ferreira, “o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais a qualificação da mão-de-obra, não bastando somente o trabalhador rural saber conduzir o trator, mas também ter conhecimento de prevenção e manutenção dos maquinários. Com a realização deste curso, a gente permite que os participantes tenham um diferencial nas propriedades em que forem desenvolver o seu trabalho”.
Além da operação correta do equipamento e preocupação com a segurança, de acordo com o Instrutor Herodilson Lemos Barbosa, o curso é importante para atender à NR-31, fundamental para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. “A NR-31 é obrigatória para quem trabalha no meio rural. Assim, é necessário ter curso de capacitação de no mínimo 24 horas. No curso do SENAR, além da parte de manutenção preventiva, operação e regulagem da máquina, abordamos, principalmente, a questão da segurança no trabalho. É um curso bastante amplo e bem proveitoso”.
O aprendizado sobre o funcionamento de máquinas agrícolas é indispensável para que não haja falhas inesperadas, quebras dos equipamentos, custos desnecessários. Além disto, como o participante Bruno Feliciano expõe, protege o operador de possíveis acidentes. “Através do curso a gente aprende a maneira correta dos riscos que podem ocorrer no trabalho. Gostei muito de ter feito o curso do SENAR. O trabalho de vocês é excelente e o professor é ótimo”. Da mesma forma, para o aluno Alex de Oliveira, “o curso foi bom demais, gostei muito de fazê-lo, tivemos um ótimo instrutor”.
Assim como a família, Claudia Teles Rodrigues pretende trabalhar no setor agrícola, “já tinha um tempo que eu tinha vontade de fazer o curso de trator. Na família, meus irmãos e meu pai já são tratoristas, então resolvi fazer este curso para tentar ingressar na carreira do agro. Que curso maravilhoso! Aprendi a dirigir trator, a fazer manutenção diária, a maneira correta de se trabalhar com os equipamentos de segurança. Foi um curso incrível. Inclusive já deixei meu nome para quando o SENAR tiver um curso de colheitadeira para participar”.