Compartilhe

Dezenas de mulheres são atendidas em Senhora dos Remédios

'CAMINHÃO DA SAÚDE'
ESCRITO POR ALINE FURTADO, DE JUIZ DE FORA
08/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Senhora dos Remédios, no Campo das Vertentes, foi a primeira cidade da Regional Juiz de Fora do Sistema FAEMG/SENAR/INAES a receber o Programa Saúde Itinerante, desenvolvido por meio da parceria com o Sindicato Rural de Barbacena, com apoio da Prefeitura de Senhora dos Remédios. 

Com a estrutura de atendimento montada no apelidado “Caminhão da Saúde”, estacionado no Parque de Exposições de Senhora dos Remédios, foram oferecidos exames como mamografia e de prevenção ao câncer do colo do útero (Papanicolau) a 85 mulheres, produtoras e trabalhadoras rurais, com idades entre 18 e 70 anos. 

Na segunda, dia 11, ainda em Senhora dos Remédios, é a vez dos produtores e trabalhadores rurais entre 40 e 80 anos receberem atendimento, que inclui a consulta com um médico urologista e a realização do exame PSA, que é a coleta de sangue para rastreamento do câncer de próstata. 

A partir da esquerda: Iracema Costa Flich (mobilizadora SR Barbacena), Renato Laguardia (presidente SR Barbacena), Willian Nunes (prefeito Senhora dos Remédios), Sônia Bello (secretária de Agricultura), Elias José Matheus (secretário de Saúde), Wander Magalhães (gerente regional)

“O ‘Caminhão da Saúde’ tem sido sucesso por onde passa e na nossa regional não foi diferente. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES já qualifica os produtores e trabalhadores rurais e agora, com este programa, estamos cuidando também da saúde do nosso público. É um trabalho fundamental neste momento, em virtude do período crítico que passamos devido à pandemia da Covid 19.” – Wander Magalhães, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora. 

“Destaco a importância desse trabalho realizado por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o Sindicato Rural de Barbacena e a Prefeitura de Senhora dos Remédios. O Programa trabalha de forma direta com algo tão essencial, a saúde, a vida. Nosso Sistema trata muito de capacitar e qualificar nossos produtores, com o Saúde Itinerante, estamos cuidando de vidas e isso é essencial.” - Renato Laguardia, presidente do Sindicato Rural de Barbacena.

Gratidão

“Não me lembro qual foi a última vez que fiz mamografia. Esta oportunidade é muito importante porque posso ver como está minha saúde.” – Maria de Fátima da Silva. 

“Esta ação reforça a importância de cuidarmos da nossa saúde, que é nosso bem mais valioso. Fico muito grata por poder participar.” – Vera Lúcia Machado.

Parcerias

“O trabalho está muito bem feito. Só temos a agradecer ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES e ao Sindicato Rural de Barbacena, que são nossos parceiros há tantos anos. O que temos aqui é o retorno aos nossos produtores rurais. Ouvindo as pessoas que estão sendo atendidas e pude perceber a satisfação de cada um.” - Willian Nunes Dorneles, prefeito de Senhora dos Remédios. 

“Sempre buscamos trabalhar de forma preventiva. Assim, esse Programa é um reforço da importância de se tratar saúde dessa maneira. Agradeço muito a todos os envolvidos porque está sendo um sucesso.” – Elias José Matheus, secretário de Saúde.

“Foi uma satisfação muito grande saber que nosso município seria contemplado. Nós, que estamos envolvidos com o homem e com a mulher do campo, sabemos que muitos não têm nem tempo de pensar na própria saúde. Temos, aqui, a oportunidade de trabalhar com a saúde de forma preventiva. Estamos juntos há tantos anos, capacitando o produtor rural, e, hoje, oferecendo uma prestação de serviço tão diferenciada.” – Sônia Maria Ferreira Bello, secretária de Agricultura.

Alto Rio Doce e Correia de Almeida

Neste sábado, dia 9, no domingo, dia 10, é a vez do Programa Saúde Itinerante atender a mulheres e homens em Alto Rio Doce. Oitenta mulheres poderão fazer o preventivo e a mamografia no sábado, enquanto 80 homens receberão atendimento no domingo, sempre entre 8 e 17h.

Na terça, dia 12, e na quarta, dia 13, Correia de Almeida, distrito de Barbacena, recebe o “Caminhão da Saúde”, ofertando exames de PSA e consulta com urologista a 85 homens na terça e exames de Papanicolau e mamografia a 85 mulheres na quarta.

Após passar pelo Campo das Vertentes, o “Caminhão da Saúde” segue para atender às cidades de Bom Sucesso, Conceição do Rio Verde e Inconfidentes, com referência na Regional de Lavras.